Tecnologias de inteligência artificial (IA) para vendas são um trunfo cada vez mais imprescindível para alavancar negócios no cenário digital.
O investimento no segmento surge em virtude da busca por mais produtividade, automação de ações, fortalecimento em inside sales e eficácia durante as interações entre marca e clientes nos estágios do funil de vendas.
Empresas, para sair na frente da concorrência, utilizam-se de softwares extremamente sofisticados municiados de IA preditiva — pautada em dados e em detrimento da intuição humana — para embasar a estratégia e a atuação da empresa na abordagem com o consumidor.
Você está curioso para saber mais sobre inteligência artificial para vendas? Acompanhe a postagem para entender melhor como funciona, qual a importância e as formas de implementação da AI no empreendedorismo digital. Vamos lá!
Antes de tudo, vale introduzir o significado mais geral do termo: inteligência artificial é um segmento da ciência da computação que procura desenvolver softwares que simulam a inteligência e lógica do raciocínio humano.
Nesse princípio, o grande motor da inteligência artificial é o big data. O termo representa uma grande quantidade de dados apreendidos que denotam e antecipam padrões de comportamento. Dessa forma, o software age segundo uma linha lógica de comportamento que simule o raciocínio humano.
A percepção de padrões nos dados armazenados pelo big data e a capacidade da máquina de aprender e atribuir respostas esperadas a diferentes combinações de dados é o que chamamos de machine learning. Enquanto o big data representa os dados armazenados, o machine learning denota a capacidade de dar respostas preditivas a determinados padrões de associação de dados.
Exemplos ilustrativos da tecnologia de IA são as assistentes digitais Siri e Alexa, da Apple e da Amazon, respectivamente. As assistentes usam IA para interpretar a voz do consumidor e com isso interagem com as pessoas, fazem listas de afazeres, dão informações de trânsito, reproduzem músicas e podcasts, entre outras funções cotidianas.
Sim! A tecnologia já está presente de maneira silenciosa em momentos até banais de nossa vida cotidiana. Porém, mais do que um assistente silencioso e casual em nosso dia a dia, a inteligência artificial promete mudar o mundo que nós conhecemos de várias outras formas, seja na indústria ou no mundo do entretenimento.
E é nesse contexto que surge a inteligência artificial para vendas, e acentua-se o fenômeno em que cada vez mais empresas tornam-se adeptas da tecnologia para se manterem competitivas no mercado digital.
Vamos discutir agora o impacto da tecnologia no mundo das vendas e como isso vem aumentando a eficácia dos processos.
Antes de tudo, vale introduzir o significado mais geral do termo: inteligência artificial é um segmento da ciência da computação que procura desenvolver softwares que simulam a inteligência e lógica do raciocínio humano.
Nesse princípio, o grande motor da inteligência artificial é o big data. O termo representa uma grande quantidade de dados apreendidos que denotam e antecipam padrões de comportamento. Dessa forma, o software age segundo uma linha lógica de comportamento que simule o raciocínio humano.
A percepção de padrões nos dados armazenados pelo big data e a capacidade da máquina de aprender e atribuir respostas esperadas a diferentes combinações de dados é o que chamamos de machine learning. Enquanto o big data representa os dados armazenados, o machine learning denota a capacidade de dar respostas preditivas a determinados padrões de associação de dados.
Exemplos ilustrativos da tecnologia de IA são as assistentes digitais Siri e Alexa, da Apple e da Amazon, respectivamente. As assistentes usam IA para interpretar a voz do consumidor e com isso interagem com as pessoas, fazem listas de afazeres, dão informações de trânsito, reproduzem músicas e podcasts, entre outras funções cotidianas.
Sim! A tecnologia já está presente de maneira silenciosa em momentos até banais de nossa vida cotidiana. Porém, mais do que um assistente silencioso e casual em nosso dia a dia, a inteligência artificial promete mudar o mundo que nós conhecemos de várias outras formas, seja na indústria ou no mundo do entretenimento.
E é nesse contexto que surge a inteligência artificial para vendas, e acentua-se o fenômeno em que cada vez mais empresas tornam-se adeptas da tecnologia para se manterem competitivas no mercado digital.
Vamos discutir agora o impacto da tecnologia no mundo das vendas e como isso vem aumentando a eficácia dos processos.
Nesse cenário competitivo, as empresas vêm aderindo às tecnologias de IA para diminuir os custos com os processos de vendas por meio de um atendimento mais rápido e personalizado com o cliente.
O cliente deve se perguntar como a inteligência artificial contribui para a consolidação desse tipo de atendimento ao consumidor. E a resposta reside no armazenamento inteligente de dados dos clientes de modo a definir padrões e modelos que desenvolvam o mapa de jornada do cliente.
E o que é o mapa de jornada do cliente? É um documento onde armazenamos todos os passos do cliente, desde a primeira visita, até a finalização da compra. E com essa quantidade de dados referentes aos consumidores, é possível gerar insights que embasam a tomada de decisão e o planejamento estratégico da marca junto ao público.
Possuir informações importantes do consumidor ajuda a guiar a interação da empresa com a audiência do topo à base do funil de vendas, como também na gestão da relação pós-venda.
Mais do que analisar os dados armazenados, é importante também utilizar da capacidade preditiva da inteligência artificial para orientar as interações com os clientes e alavancar as vendas da marca.
A partir dos dados organizados no big data, é possível desenvolver inteligência que deve orientar tanto a hora certa da interação com o público individualmente, como a forma do conteúdo a ser compartilhado, além de que tipo de produto deve-se ofertar para suprir a necessidade do cliente. Portanto, é um processo que atravessa toda a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até o engajamento pós-venda.
O uso de inteligência artificial para vendas é elemento fundamental para desenvolver o mapa de jornada do cliente e, consequentemente, gerar os seguintes fatores:
O resultado lógico desses fatores é a geração de uma imagem positiva da marca com a audiência e a consolidação de um relacionamento prolongado.
Assimilada a importância da IA para vendas, faz-se necessário saber como implementar esse modelo de vendas no seu negócio. A implementação passa pelo desenvolvimento ou contratação de um serviço de soluções inteligentes a partir do armazenamento e análise de dados por um software.
Um modelo de implementação de inteligência artificial para vendas é o Scora Journey, plataforma que possui as seguintes características:
Fica claro nos procedimentos mostrados acima que o trabalho de software não deve limitar-se somente ao armazenamento de dados e a sua exposição em um dashboard.
A ferramenta deve utilizar a capacidade da IA para gerar insights e soluções preditivas que orientem as melhores estratégias de vendas, de forma rigorosa e pautada em dados. Um insight de valor pode auxiliar a equipe de vendas a melhorar tanto a relação com os atuais clientes como também a possibilidade de expansão da marca.
Assinalada a importância da tecnologia, ficou interessado em investir no futuro? Saiba mais como um software de inteligência artificial para vendas pode te ajudar no processo comercial e no engajamento da audiência com a marca. Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Se quiser aprender mais sobre IA, gestão de dados ou soluções inteligentes para seu negócio, continue acompanhando o conteúdo do blog da Oncase. Até mais!