Saiba os benefícios da inteligência artificial na indústria

A inteligência artificial na indústria já é uma realidade que vem repaginando radicalmente a relação do homem com a máquina. A implementação do IA vem se consolidando em processos de automação em residência, jogos de videogame, análise de dados e não é diferente no sistema produtivo industrial.

Nesse sentido, a indústria 4.0 trata justamente da implementação de tecnologias de inteligência de dados, Internet das Coisas, armazenamento em nuvem, entre outras, para aprimorar cada vez mais a eficiência dos processos e colocar as máquinas como parte indissociável do processo de tomada de decisão.

Neste artigo, falaremos especificamente como a inteligência artificial na indústria mudou toda a forma de operacionalizar empreendimentos mundo afora, além dos benefícios principais gerados pela chamada quarta revolução industrial.

Vem com a gente! 

Como funciona a inteligência artificial na indústria 4.0?

A implementação da inteligência artificial nas indústrias veio com o objetivo de tornar o sistema produtivo mais autônomo e eficiente sem depender, como antes, da interferência humana.

Tecnologias como big data e machine learning estão no centro dessa inovação que farão com que as máquinas passem a perceber processos, aprender respostas a partir de padrões pré-estabelecidos e atuar de forma autônoma, porém complementar, à ação humana.

  • Veja o vídeo da Oncase que explica tudo sobre a tecnologia de machine learning:

Vale aqui sublinhar o termo “complementar”. Afinal, as novas tendências da indústria apontam, de fato, para uma participação decisiva de tecnologias informáticas,  porém as máquinas atuam como um assessoramento. Essa ações complementares funcionam:

  • sejam nos processos de aprendizado a partir do cruzamento de dados programados pelos desenvolvedores;
  • seja na geração de insights que devem orientar os processos de tomada de decisão dos gestores e equipes.

Neste contexto, a nova tônica dos empreendimentos industriais em tempos de transformação digital virou a integração das áreas de toda a organização, principalmente entre os setores produtivos e as áreas de Marketing e Vendas.

Esta integração permite uma melhor comunicação entre departamento e um melhor alinhamento convergente com o planejamento estratégico, o que resulta em redução de custos, melhor eficiência e qualidade nos serviços prestados ao consumidor final.

Sim, hoje a tecnologia permite uma integração entre a linha de produção e a entrega da melhor experiência de compra possível para o cliente. Vamos aos exemplos!

Exemplos de aplicação de inteligência artificial na indústria 4.0

Nada melhor do que explicar sobre inteligência artificial na indústria 4.0 do que por exemplos ilustrativos.

O big data, por exemplo, é uma tecnologia capaz de coletar, filtrar e analisar uma enorme quantidade de dados de forma rápida e eficiente, evitando, assim, que se dedique um longo e desgastante trabalho manual humano para lidar com toda a quantidade de informação disponível atualmente.

Nos processo industriais, essa tecnologia já é usada associada à IA. Assim, já é possível monitorar a produção por meio de sensores que coletam informações em tempo real, desde o fornecimento da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.

Ainda nesse processo, por meio do machine learning, computadores são capazes de detectar problemas de produção e outras imprecisões, corrigindo o erro ou sinalizando para as equipes responsáveis.

Adicionalmente, a inteligência artificial na indústria também se manifesta ao gerar insights valiosos. Por exemplo, um sistema de big data pode receber informações de que o chão da fábrica está produzindo uma grande quantidade do produto X. 

Porém, em tempo real, a mesma plataforma coleta a informação de que os produtos Y são na verdade os mais vendidos na atual conjuntura do seu segmento de mercado. Dessa forma, os gestores são informados da necessidade de mudar a estratégia de produção para melhor atender a atual demanda.

Esse é um exemplo claro da integração entre inteligência artificial em vendas e o monitoramento da cadeia de produção. Incrível, não é mesmo?

Além do mais, também já é possível que robôs realizem outras ações industriais diversas para os seres humanos. Como, por exemplo, operar com matérias-primas perigosas e elementos microscópicos delicados. Enfim, as possibilidades são muitas.

Quais são os benefícios da inteligência artificial na indústria?

Os principais benefícios da implementação de inteligência artificial na indústria podem ser resumidos nos itens da lista abaixo:

  • melhor integração e comunicação entre os diversos setores da organização;
  • controle de qualidade sobre os produtos;
  • monitoramento em tempo real da produção;
  • geração de insights para realinhamento estratégico;
  • melhora nas métricas de customer success (satisfação do cliente).
  • redução de custos desnecessários;
  • melhor eficiência operacional.

Por fim, todos esses benefícios consequentemente impactam no aumento das vendas, na melhor capacidade de retenção de clientes e no fortalecimento da competitividade da empresa em um mercado cada vez mais complexo e volátil.

Como implementar inteligência na indústria?

O investimento em uma ferramenta de análise de dados sofisticada é o primeiro passo a seguir para implementar inteligência artificial na indústria.

Adotar uma cultura data driven associada à inteligência artificial que permitam ao gestor obter insights e soluções relevantes é fundamental. 

Assim, sua empresa adotar sistemas de automatização que integrem diversas áreas do seu negócio, tendo como foco principal colocar o setor produtivo industrial em alinhamento com as equipes de Marketing e Vendas; 

A plataforma Scora Journey pode ser um aliado da sua empresa nesse processo. 

O diferencial da ferramenta está além da mera apresentação de painéis com amostragem de dados pura e simplesmente, mas sim na sugestão de soluções inteligentes que aumentam a eficácia dos resultados das decisões estratégicas.

Além disso, o Scora Journey, apesar de ser uma plataforma sofisticada, é de fácil manuseio e design intuitivo para que se adeque facilmente às características do seu empreendimento.

Quer se aprofundar mais no assunto e assim melhorar os indicadores de venda? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Os desafios dos novos tempos de transformação digital estão postos. 

Neste contexto, entender detalhadamente como funciona o mundo dos negócios e a importância da implementação de inteligência artificial na indústria tornaram-se ações de vital importância para continuar se mantendo competitivos.

Por sorte, temos hoje um grande volume de dados e ferramentas, como o Scora Journey, capazes de interpretar essas informações de forma estratégica.   Se quiser ler mais conteúdos sobre vendas e análise de dados no mundo digital, fique de olho no nosso blog! Boas vendas!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

1 Comment

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *