Entenda como funciona a inteligência artificial na educação

Entenda como funciona a inteligência artificial na educação
Entenda como funciona a inteligência artificial na educação

Você conhece aplicações de inteligência artificial na educação? Pois saiba que essa tendência vem se consolidando a cada dia que passa como instrumento pedagógico para automatizar e aprimorar o aprendizado dos alunos.

Apesar de já ser alvo de estudos desde a década de 40, a IA ganhou mais notoriedade e passou a participar mais ativamente no cotidiano da sociedade a partir da década de 90. 

Hoje, por exemplo, ela está presente em jogos de videogame, na indústria 4.0, nas plataformas de inteligência de mercado, em sistemas domésticos e muito mais.

Nesse contexto, abordaremos as possíveis aplicações da inteligência artificial na educação. Além disso, mostraremos também como essa tecnologia está impactando o aprendizado dos alunos.

Vem com a gente!

Como funciona a inteligência artificial na educação?

Uma breve explicação sobre a inteligência artificial

Antes de entrarmos no tema do nosso artigo, é importante sublinhar em termos gerais o que é inteligência artificial e como essa tecnologia funciona. 

A IA consiste em uma área das ciências da computação na qual as máquinas possuem a capacidade de simular algumas habilidades inerentes do ser humano, como:

  • o raciocínio lógico;
  • a assimilação de padrões em fenômenos externos;
  • a tomada de decisões;
  • e a habilidade de resolver problemas.

Tudo isso é possível por meio de um processo algorítmico de aprendizado de máquina (ou machine learning). De forma simplificada, o sistema consegue interpretar um determinado volume de dados apreendidos, detectar padrões e, por fim, oferecer respostas esperadas de acordo com aquilo que foi analisado.

O que é Machine Learning? Entenda como funciona a tecnologia

Um exemplo prático de como a IA e o machine learning se unem é no equipamento Alexa, da Amazon. 

O dispositivo, por exemplo, pode ser treinado para desligar as luzes do seu apartamento quando ele escuta o seguinte comando: “Alexa, apague a luz”. Dessa forma, o software consegue interpretar de forma automatizada os dados recebidos e assim efetuar uma tarefa de forma inteligente.

A inteligência artificial na educação

Já na educação, a IA pode pode ser implementada de diversas maneiras. Já existem empresas voltadas para a educação que disponibilizam um professor 24 horas por dia para ensinar ou tirar dúvidas dos alunos. 

Esse é um dos exemplos de inteligência artificial na educação capazes de responder perguntas e oferecer um ensino personalizado e de qualidade para o estudante. 

Nesse caso, o computador é instruído por meio de processos algoritmos padronizados a repassar informações ao aluno de acordo com as demandas e pedidos específicos. Para se ter uma ideia, aqui mesmo no Brasil já há casos de robôs sendo utilizados para correção de textos dos alunos, segundo matéria da Folha de São Paulo.

Além desse, existem outros exemplos de inteligência artificial na educação, por exemplo:

  • geração de insights para aprimorar a rotina dos professores;
  • indicação de conteúdo personalizado de acordo com as necessidades do estudante;
  • desenvolvimento de soluções avançadas para problemas de aprendizado a partir da avaliação de padrões de comportamento do aluno, como mostra a Agência de Notícias;
  • entre outras.

Benefícios de inteligência artificial na educação

Separamos 3 benefícios reais da inteligência artificial na educação. Vamos a elas!

Entender as necessidades do estudante

É cada vez mais comum a implementação de inteligência artificial nas escolas, em especial, como ferramenta de aprendizado para crianças. Dessa forma, é possível já fazer um mapa das necessidades, dificuldades e propensões dos alunos desde muito novos.

Com essas informações coletadas, a tecnologia consegue oferecer feedbacks que orientem os professores a explorar as potencialidades de cada estudante da melhor forma possível. Por exemplo, é possível identificar:

  • o que atrai o estudante;
  • quais são suas principais dificuldades de aprendizado;
  • quais matérias são mais desafiadoras;
  • em qual horário o aluno tende a render mais;
  • entre outras possibilidades.

Aumentar o engajamento no aprendizado

Entendidas as necessidades do aluno, é possível encontrar meios para aumentar seu engajamento e motivação para estudar. Para ilustrar esse fenômeno, vamos falar um pouco da prática da gamificação e como ela pode ser coordenada à IA.

Esse conceito traz elementos da área de jogos como uma ferramenta didática para melhorar o engajamento do estudante no aprendizado e torná-lo mais ativo. A ideia é superar metodologias mais defasadas na qual o aluno é apenas um ente passivo que recebe o conteúdo. 

  • O vídeo abaixo mostra o impacto da inteligência artificial na educação infantil a partir da gamificação associada ao ensino da robótica:

O uso da inteligência artificial na educação

O objetivo, portanto, é fazê-lo participar ativamente em prol do aprendizado por meio de práticas que valorizem a cooperação, a premiação e a superação.

Dessa forma, para que o aluno não se sinta frustrado com desafios que vão além da sua capacidade, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada. Pois ela consegue avaliar o nível de cada estudante para elaborar metodologias gamificadas de acordo com suas necessidades e expectativas.

Análise da performance

Por fim, a implementação de inteligência artificial nas escolas é fundamental para medir o desempenho e a performance. 

Afinal, mais do que oferecer os feedbacks mais assertivos e personalizados para cada estudante, é importante avaliar se as metodologias estão funcionando e se o aluno está atingindo os resultados desejáveis.

Além disso, é possível mensurar também se alguns fatores externos podem estar prejudicando a assimilação do conteúdo, como o rendimento dos professores, algum trauma doméstico, entre outras possibilidades.

A inteligência artificial e sua relevância nos dias de hoje

A chegada da inteligência artificial na educação é apenas mais uma das ramificações dessa tecnologia no nosso dia a dia. Afinal, é notável como a IA está presente em cada ramos dos mais diversos: desde as finanças até o marketing.

Portanto, aprender mais sobre a prática é sinônimo de entender melhor como o mundo ao nosso redor funciona.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter tirado todas suas dúvidas sobre o tema. Para mais conteúdo de qualidade sobre tecnologia no mundo corporativo, acompanhe nosso blog! Até a próxima!

Quer se aprofundar mais no assunto e assim implementar customer success de forma eficaz? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *