Conheça 5 aplicações de inteligência artificial nas empresas!

Conheça 5 aplicações de inteligência artificial nas empresas
Conheça 5 aplicações de inteligência artificial nas empresas

Desde a metade do século XX, o desenvolvimento tecnológico trouxe mudanças impactantes na sociedade com especial velocidade. Quando falamos do mundo corporativo, essas mudanças são ainda mais frequentes, por exemplo, com a implementação de inteligência artificial nas empresas.

A era dos dados mudou para sempre a maneira como as organizações desenvolvem suas estratégias e atuam no mercado. Atualmente, as empresas recebem informações o tempo inteiro em uma velocidade antes inimaginável.

Além disso, são gerados cerca de 2.5 quintilhões de dados todos os dias, segundo informação da Techjury.

Nesse contexto, para usufruir com agilidade de todas as informações estratégicas disponíveis e usá-las para embasar processos de tomada de decisão, a implementação de inteligência artificial nas empresas torna-se fundamental.

Neste artigo, vamos te explicar de forma mais clara o que é inteligência artificial e 5 aplicações dessa tecnologia nas organizações. Vem com a gente!

Inteligência artificial nas empresas

Antes de apresentar as aplicações de inteligência artificial nas empresas, vamos fazer uma breve introdução do que é e como funciona a tecnologia.

O que é inteligência artificial?

Mais do que uma simples solução tecnológica, a IA é um agrupamento de práticas e ferramentas que englobam: 

  • big data
  • machine learning
  • algoritmos, 
  • redes neurais artificiais, entre outras.

Assim, a finalidade principal da inteligência artificial é coordenar esses subconjuntos acima citados para que um software simule o raciocínio humano para a execução de tarefas específicas. 

Em especial, a máquina desenvolve uma capacidade de raciocínio e análise de problemas para poder resolvê-los de forma padronizada.

Big data e machine learning

A inteligência de dados, por exemplo, tem o big data como um dos principais alicerces. O termo representa uma grande quantidade de dados apreendidos que denotam e antecipam padrões de comportamento. 

A partir dessa assimilação, o software age segundo uma linha lógica de comportamento que simula o raciocínio humano.

Outro subconjunto relevante nesse processo é o machine learning. Ele representa a capacidade da máquina de aprender e atribuir respostas esperadas a diferentes combinações dos dados armazenados pelo big data

O que é Machine Learning? Entenda como funciona a tecnologia

Assim, enquanto o big data representa os dados armazenados, o machine learning denota a capacidade de dar respostas preditivas a determinados padrões de associação desses registros.

Vai um exemplo: as assistentes digitais Siri e Alexa, da Apple e da Amazon, respectivamente. Elas são desenvolvidas por IA para interpretar a voz do usuário A partir da percepção de padrões, elas interagem com as pessoas, fazem listas de afazeres, dão informações de trânsito, reproduzem músicas e podcasts, entre outras funções cotidianas.

5 exemplos de inteligência artificial nas empresas

Selecionamos 5 exemplos de inteligência artificial nas empresas para que você entenda melhor como a tecnologia é aplicada e está impactando o mundo corporativo. Vamos a elas:

Gestão

O uso de IA em gestão consiste na automação de dados para gerar insights que orientem o processo de tomada de decisão estratégica. 

Neste caso, a própria plataforma consegue perceber padrões e oferecer soluções inteligentes para problemas específicos e para aprimorar a performance operacional.

Um exemplo brasileiro dessa aplicação é o robô Laura. Desenvolvida pelos desenvolvedores brasileiros Jacson Fressato e Cristian Rocha, ela é uma inteligência artificial que atua como gerenciadora de riscos no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, e na Santa Casa de Londrina.

Laura é capaz de realizar diagnósticos e contenção de riscos por meio de análise de padrões e inconsistências na base de dados.

Mecanismos de segurança

A inteligência artificial pode ser usada como mecanismo de segurança e um  exemplo clássico dessa aplicação é o internet banking. Os servidores de aplicativos e plataformas online de bancos geralmente possuem softwares de vigilância que conseguem responder à invasão de contas ou a negociações suspeitas de forma mais rápida que o raciocínio humano.

Além disso, a tecnologia é capaz de analisar as próprias ações de segurança que tiveram sucesso. Assim, elas serão mantidas como uma ação padrão para qualquer nova intercorrência semelhante.

Por sinal, a transformação digital nos bancos vai para além dos mecanismos de segurança. O investimento em inteligência artificial nas empresas financeiras já se faz sentir em outras frentes, como no melhor atendimento ao cliente.

Educação

Já existem companhias de educação que disponibilizam um professor 24 horas por dia para ensinar ou tirar dúvidas dos alunos. Obviamente, esse professor não é humano, mas sim um computador que representa mais um dos valiosos exemplos de inteligência artificial nas empresas.

Nesse caso, a máquina é capaz de responder perguntas e oferecer um ensino personalizado e de qualidade para o estudante interessado.

Além dessa, existem outras formas de aplicação de inteligência artificial em empresas de educação, por exemplo:

  • geração de insights para aprimorar a rotina dos professores;
  • indicação de conteúdo personalizado de acordo com as necessidades do estudante;
  • desenvolvimento de soluções avançadas para problemas de aprendizado a partir da avaliação de padrões de comportamento do aluno;
  • entre outras.

Marketing

A inteligência artificial permite um conhecimento aprofundado dos clientes e possíveis prospects de uma organização a partir de coleta e análise de dados referentes à interações com conteúdos ou plataformas da marca.

Dessa forma, é possível desenvolver um insumo como o mapa de jornada do cliente. Por meio dessa ferramenta, é possível identificar tendências e padrões de comportamento, além de perfil de consumo do público-alvo.

Isso permite a geração de insights estratégicos que auxiliem gestores e equipes de marketing na elaboração de campanhas de marketing mais assertivas que dialoguem com as necessidades dos clientes.

Como fidelizar clientes com análise de dados?

Se você quer aprender como fidelizar clientes de forma ágil e confiável, uma plataforma de automação com certeza pode te ajudar no processo.

Vendas

Assim como no marketing, a inteligência artificial para vendas também parte do princípio da coleta e interpretação de dados dos clientes para fazer abordagens mais assertivas e eficazes de vendas.

Nesse ponto, a prática agrega de forma substancial à experiência de compra do consumidor a partir de um atendimento personalizado e que se antecipe às suas demandas.

Portanto, ganha tanto o cliente, como ganha também a empresa, por economizar tempo e recursos como ofertas mais direcionadas e com maior índice de acerto. Assim, a inteligência artificial nas empresas torna-se em uma grande aliada do aumento das vendas e dos lucros.

Entrevista com o SEBRAE-PB sobre inteligência artificial nas empresas

  1. Por que a gestão de inovação, especialmente em inteligência artificial, se tornou tão fundamental no mundo corporativo?
  2. Qual é o grau de acessibilidade para que as empresas invistam em ferramentas de inteligência artificial?
  3. Qual setor estratégico de uma organização tem mais a ganhar com a implementação da IA?
  4. Quais segmentos de mercado mais têm a ganhar com análise inteligente de dados?
  5. Como você vê a adesão do mercado brasileiro à tecnologias de inteligência de dados?

Como implementar inteligência artificial nas empresas?

O primeiro passo importante é escolher a empresa e a ferramenta de inteligência de dados certa. Existem algumas plataformas capazes de aumentar a eficiência dos processos e eficácia dos resultados de Marketing, Vendas e outros setores estratégicos.

Dentre elas, o Scora Journey surge como uma solução completa. Afinal, a ferramenta é capaz de filtrar os dados mais relevantes de seu público para que a empresa receba insights preditivos para melhorar a satisfação do cliente com estratégias e ações personalizadas. 

Com ele, você economiza centenas de horas de trabalho com o recolhimento de informações importantes para a sua atuação no mercado.

Quer se aprofundar mais no assunto e assim implementar customer success de forma eficaz? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Gostou do conteúdo? Esperamos ter tirado todas suas dúvidas sobre exemplos de inteligência artificial nas empresas. Para mais conteúdo de qualidade sobre tecnologia no mundo corporativo, acompanhe nosso blog! Até a próxima!

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