Conheça 5 exemplos de aplicações de inteligência artificial no dia a dia

A cada dia que passa, percebemos as diversas aplicações de inteligência artificial no dia a dia em sociedade. Afinal, a tecnologia chega no século XXI como uma realidade cada vez mais consolidada e como um elemento fundamental na gestão de inovação corporativa.

Nesse contexto, quer aprender mais sobre a diversidade de possibilidades que o uso dessa tecnologia propiciou nos diversos segmentos de mercado e consequentemente em nossas vidas?

Esse artigo, portanto, vai sanar algumas de suas vidas. Selecionamos nele 5 aplicações da inteligência artificial no dia a dia e em áreas fundamentais do saber. 

Leia até o fim para entender melhor!

5 exemplos de aplicações de inteligência artificial

  1. Medicina

A área da medicina tornou-se referência como um dos principais exemplos de aplicação da inteligência artificial. Para assinalar essa relevância, selecionamos duas características principais:

  • maior precisão nos diagnósticos;
  • consolidação do tratamento preventivo.

Assim, na saúde, houve a implementação da análise e cruzamento de dados colhidos pelos pacientes com outros registros pertencentes ao database da clínica ou hospital. Isso garante tanto um atendimento mais rápido e eficiente, como também mais acurado e eficaz.

Nessa dinâmica, ganha tanto o paciente como também o trabalho médico, que passa a agir com processos integrados e coordenados por meio de machine learning.

O que é Machine Learning? Entenda como funciona a tecnologia

Um dos exemplos de inteligência artificial na saúde brasileiro é o robô Laura. Desenvolvida pelos desenvolvedores brasileiros Jacson Fressato e Cristian Rocha, ela é uma inteligência artificial que atua como gerenciadora de riscos no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, e na Santa Casa de Londrina.

Laura é capaz de realizar diagnósticos e contenção de riscos por meio de análise de padrões e inconsistências na base de dados.

  1. Segurança digital

Outra área onde podemos ver claramente a aplicação de inteligência artificial no dia a dia é na segurança digital, como no caso do internet banking. A tecnologia é fundamental para dar a tranquilidade e confiança que o usuário precisa para operar seu dinheiro no ambiente digital.

Por exemplo, os servidores de aplicativos e plataformas online de bancos geralmente possuem softwares de vigilância que conseguem responder à invasão de contas ou a negociações suspeitas de forma mais rápida que o raciocínio humano.

Assim, as plataformas funcionam como células de proteção que agem de forma automatizada e autônoma.

Além desse, mais um dos exemplos de inteligência artificial nessa área manifesta-se na capacidade do software de analisar as próprias ações de segurança que tiveram sucesso. Dessa forma, os atos eficazes serão mantidos como uma prática padrão para qualquer nova intercorrência semelhante.

Por fim, vale salientar que a transformação digital nos bancos vai para além dos mecanismos de segurança. Afinal, o investimento em inteligência artificial nas empresas financeiras já se faz sentir em outras frentes, como no melhor atendimento ao cliente.

  1. Indústria

Você já ouviu falar na indústria 4.0? Essa é uma das principais aplicações da inteligência artificial na indústria e vem revolucionando o setor produtivo mundial. 

O fenômeno surgiu com o objetivo de tornar a cadeia de produção mais autônoma e eficiente sem depender, como antes, da interferência humana.

Tecnologias de big data e machine learning são utilizadas para: 

Um dos exemplos de aplicações de inteligência artificial nessa área é a possibilidade de monitorar a produção por meio de sensores que coletam informações em tempo real, desde o fornecimento da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.

Já as práticas corretivas se dão por meio do aprendizado de máquina. Afinal, computadores são capazes de detectar problemas de produção e outras imprecisões, corrigindo o erro ou sinalizando para as equipes responsáveis.

Por fim, já é possível que robôs realizem outras ações industriais diversas para os seres humanos.

  1. Educação

A educação também já virou uma referência entre as aplicações de inteligência artificial no dia a dia. Já há disponíveis soluções de mercado de ensino à distância (EAD) que oferecem um professor 24 horas por dia para ensinar ou tirar dúvidas dos alunos.

Nesses casos, um software, por meio de big data e aprendizado de máquina, é capaz de ensinar de forma didática e personalizada o conteúdo ao estudante. Tudo isso por meio de um processo algorítmico pautado em inteligência de dados

Outros exemplos de aplicação de big data e inteligência artificial nas empresas de educação são:

  • geração de insights para aprimorar a rotina dos professores;
  • indicação de conteúdo personalizado de acordo com as necessidades do estudante;
  • desenvolvimento de soluções avançadas para problemas de aprendizado a partir da avaliação de padrões de comportamento do aluno, entre outros.
  1. Gestão organizacional

A IA é um dos fundamentos do planejamento estratégico das companhias em tempos de transformação digital. Com a tecnologia, é possível:

  • ter diagnósticos constantes da performance e os números de setores da empresa;
  • conhecer melhor o público-alvo para fazer fazer abordagens comerciais mais assertivas e eficazes;
  • desenvolver inteligência competitiva para monitorar tendências e a estratégia dos concorrentes
  • criar e acompanhar métricas de customer success (sucesso ou satisfação do cliente).

Para entregar tudo isso para as empresas, já existem ferramentas de inteligência artificial para vendas que, por meio da análise de dados de clientes, é capaz de gerar insights e atuar na orientação do processo de tomada de decisões estratégicas para que os gestores sempre escolham os caminhos mais efetivos.

Como usar dados para o processo de tomada de decisão?

Aplicações da inteligência artificial: como implementar no meu negócio?

Quer trazer aplicações da inteligência artificial para aumentar as vendas e tornar seu negócio mais eficiente?

O Scora Journey pode ser a solução que você esteja procurando. 

Afinal, a ferramenta é capaz de filtrar os dados mais relevantes de seu público para que a empresa receba insights preditivos para melhorar a satisfação do cliente com estratégias e ações personalizadas. 

Com ele, você economiza centenas de horas de trabalho com o recolhimento de informações importantes para a sua atuação no mercado.

Quer se aprofundar mais no assunto e assim implementar customer success de forma eficaz? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Gostou do conteúdo? Esperamos ter tirado todas suas dúvidas sobre exemplos de aplicações deinteligência artificial no dia a dia. Para mais conteúdo de qualidade sobre tecnologia no mundo corporativo, acompanhe nosso blog! Até a próxima!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

No Comments

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *