Entenda como a inteligência comercial pode aumentar as vendas da sua empresa

Inteligência comercial: qual o segredo para vender mais?
Inteligência comercial: qual o segredo para vender mais?

A inteligência comercial é o grande trunfo para  as empresas se tornarem cada vez mais competitivas, atraírem prospects e fidelizarem mais clientes em tempos de transformação digital.

Afinal, vivemos na era dos dados e nunca as companhias tiveram acesso a tantas informações relevantes a respeito de seus clientes e mercado de atuação. 

Nesse contexto, tecnologias de big data e machine learning ganharam notoriedade por armazenarem e interpretarem registros de fontes diversas — tanto dos processos internos das corporações quanto de dados externos da internet — para transformá-los em soluções inteligentes para as empresas.

Para se ter uma ideia, são gerados cerca de 2.5 quintilhões de dados todos os dias a partir de práticas e processos na rede mundial de computadores, segundo informação da Techjury.

Dessa forma, a inteligência comercial surge como um processo inevitável para negócios que querem conhecer melhor seus clientes e vender a um nível competitivo. Portanto, leia até o fim para entender o impacto do investimento em tecnologia de dados no mundo corporativo dos dias de hoje.

O que é inteligência comercial?

A inteligência comercial consiste na utilização de automação de dados relevantes tanto do público-alvo, quanto de concorrentes e de segmentos de mercado, para fundamentar o planejamento estratégico e as ações operacionais das equipes comerciais, mais especificamente da área de Marketing e Vendas.

Assim, a prática é composta de tecnologias de inteligência artificial para tornar processos mais eficientes, otimizar a geração e qualificação de leads, além de fazer abordagens de vendas mais assertivas. 

Na introdução, falamos da imensa quantidade de dados estratégicos armazenados em big data e colhidos a partir das mais variadas fontes disponíveis. É nesse material, portanto, que a inteligência comercial atua para coletar informações extremamente relevantes que podem auxiliar no processo de tomada de decisão. Essa atuação pode ocorrer em diversas frentes, como por exemplo:

  • diagnósticos com indicadores de performance de campanhas de marketing, ações de vendas e resultados particulares de equipes;
  • métricas de customer success para medir e avaliar o grau de satisfação e sucesso dos clientes com os serviços e ações comerciais da marca;
  • monitoramento de tendências de mercado e perfil de consumo e comportamento do público-alvo;
  • percepção do sucesso de estratégias dos concorrentes para avaliação comparativa.

Assim, como podemos ver, a inteligência comercial lida com várias frentes estratégicas para fornecer informação e insights valiosos para a área comercial. Dessa forma, não por acaso, ela também é conhecida como inteligência competitiva ou inteligência de mercado.

Como usar dados para o processo de tomada de decisão?

O mapa de jornada do cliente como aliado da inteligência comercial

Sublinhado o que é inteligência comercial, podemos falar agora do mapa de jornada do cliente

Essa ferramenta é uma grande aliada da sua empresa na hora de tomar decisões importantes relativas aos setores de vendas e de marketing. Afinal, ela propicia a consulta de um rico histórico de registros de relações do cliente com a marca.

Assim, esses dados dizem respeito tanto a contatos ainda iniciais do consumidor com algum conteúdo da marca (o preenchimento de formulário para adquirir um ebook sobre um tema pertinente, por exemplo) quanto de interações em fases dos pós-venda.

JORNADA DO CLIENTE: O que é?

Dessa forma, a empresa adquire insights estratégicos que podem orientar as campanhas de marketing e abordagens de vendas para que elas sejam altamente personalizadas e se antecipem às demandas dos clientes.

Assim, todo esse planejamento é revertido em qualidade de atendimento e na felicidade do cliente com a marca, o que faz com que ele se transforme em um consumidor frequente e faça a propaganda boca a boca do negócio para mais pessoas.

Não é por acaso que a entrega da melhor experiência possível para o seu público é o objetivo principal da inteligência de vendas. Afinal, o aumento dos lucros é, no fim das contas, uma consequência natural desse processo.

Inteligência em vendas para fidelizar mais clientes

Você sabia que fidelizar clientes é 7 vezes mais barato do que buscar prospects para novos negócios? É o que mostra um artigo acadêmico da UFRGS.

Sendo assim, uma boa aplicação de inteligência comercial se dá quando a empresa utiliza os dados para estreitar cada vez mais o relacionamento com o público-alvo e assim torná-lo mais duradouro.

Afinal, um lead qualificado ou um cliente antigo estão em fases bem mais avançadas do funil de vendas inteligentes e consequente mais dispostos a realizarem novas compras. Portanto, conhecer melhor seus clientes impacta diretamente na:

  • qualificação de leads para ofertas mais assertivas;
  • diminuição de custos organizacionais;
  • na concretização mais ágil de negócios.

Guia Completo de Enriquecimento e Qualificação de Leads – Scora

Por fim, a automação de dados permite a análise de métricas fundamentais para melhorar os indicadores de retenção, como o upsell, o cross-sell e o lifetime value. Os três atuam diretamente na mensuração de resultados relativos a novas compras de clientes antigos.

Como implementar inteligência comercial na minha empresa?

Portanto, investir na aquisição de uma ferramenta de inteligência artificial para vendas é o diferencial para que sua empresa torne-se mais competitiva e encontre insumos relevantes para atingir seus objetivos.

Dessa forma, o Scora Journey surge como uma solução completa e de fácil implementação. Afinal, a ferramenta é capaz de filtrar os dados mais relevantes de seu público para que a empresa receba insights preditivos para melhorar a satisfação do cliente com estratégias e ações personalizadas. 

Com ele, você economiza centenas de horas de trabalho com o recolhimento de informações importantes para a sua atuação no mercado.

Quer se aprofundar mais no assunto e aprender mais sobre como aumentar a taxa de conversão de vendas? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Gostou do texto? Esperamos ter tirado todas suas dúvidas sobre inteligência comercial. Para mais conteúdo de qualidade sobre tecnologias de inteligência de dados no mundo corporativo, acompanhe nosso blog! Até a próxima!

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