Tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing e como aplicar na sua empresa

Tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing e como aplicar na sua empresa
Tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing e como aplicar na sua empresa

No marketing digital, o Inbound funciona como se fosse um imã criado para atrair os clientes. Por meio de um conteúdo relevante para as pessoas, essa estratégia de comunicação é o oposto das metodologias tradicionais.

Em vez de interromper o cliente via anúncios no rádio e na TV, por exemplo, é o consumidor que busca as informações sobre a empresa. O objetivo é atrair a atenção dessas pessoas e aumentar o engajamento delas.

Nesse caso, o conteúdo funciona como um guia para o cliente. Como ele ainda não decidiu se vai consumir o produto ou o serviço, é por meio de posts em blogs e redes sociais que essa pessoa vai absorver essas informações e tomar uma decisão.

Grandes empresas já mesclam o outbound e o inbound marketing em suas estratégias de comunicação. Afinal, uma não substitui a outra.

Afinal, você sabe o que é inbound marketing?

O inbound marketing é muito mais do que a produção de conteúdo. Ele tem diversas premissas que ajudam as empresas a alavancar as vendas. A primeira delas é a atração

O conteúdo deve ser relevante o suficiente para responder às necessidades do cliente. Se uma pessoa deseja comprar um fone de ouvido, por exemplo, ela provavelmente vai visitar o site da empresa.

Esse conteúdo deve ser:

·         Informativo.

·         Simples de compreender;

·         Criativo;

·         Vendedor;

Isso vai educar o cliente e causar boa impressão. Mesmo que ele visite outros concorrentes, uma empresa que trabalhou bem o seu inbound marketing tem mais condições de converter uma venda.

Outra premissa do inbound marketing é o engajamento. Mesmo que o cliente já tenha efetuado a compra, é muito importante estar sempre em contato com ele. As redes sociais, aplicativos de mensagens e plataformas como o Youtube são excelentes ambientes virtuais para interagir com essas pessoas.

O objetivo é construir uma comunidade em torno dessa marca. Para que essa estratégia funcione melhor, há ferramentas que podem ser úteis. É o caso do CRM. Por meio dele, uma empresa tem a oportunidade de reconhecer o perfil de cada cliente e o que mais interessa a elas.

Quando o setor de marketing tem acesso a essas informações, ele tem os atributos necessários para criar campanhas sob medida para esse público-alvo. Portanto, a vantagem do inbound marketing é a sua flexibilidade. Todas as ações podem ser alteradas rapidamente, conforme a necessidade da empresa, resultado em vendas, entre outros motivos.

Benefícios em utilizar o inbound marketing

O baixo custo, sem dúvida, é um dos principais atrativos do inbound marketing. Criar um blog, por exemplo, e aplicar nele diferentes estratégias de SEO necessita zero investimento financeiro. 

Por outro lado, esses posts podem oferecer excelentes resultados. Afinal, quanto melhor esse blog estiver posicionado nos sites de buscas, maiores são as chances de ele atrair clientes para o site ou e-commerce da empresa.

A credibilidade é outro benefício do inbound marketing. Ao acessar as redes sociais, conversar por aplicativos de mensagens ou conferir os vídeos de uma empresa, o cliente tem mais confiança para realizar uma compra.

Um negócio que sempre responde os comentários no Instagram ou Facebook, por exemplo, tem mais chances de criar uma reputação positiva perante aos clientes.

Isso leva a outro ponto. Nas estratégias de comunicação tradicionais, uma campanha atinge milhões de pessoas. Por outro lado, a maior parte delas não está interessada nos produtos ou serviços da empresa.

É algo absolutamente normal e esperado. Entretanto, o inbound marketing atinge um número muito menor de pessoas. A vantagem é a qualidade desses leads. 

Esses clientes em potencial que procuram pela empresa no Google ou nas redes sociais já estão interessados na solução que o negócio tem a oferecer. Isso aumenta e muito as chances de uma empresa atrair esses leads e fechar uma venda.

Para quem usa um CRM, há uma vantagem a mais. Afinal, por meio dessa ferramenta, uma empresa consegue captar leads automaticamente. Basta que eles enviem uma mensagem para as redes sociais ou aplicativos de mensagens utilizados pelo negócio. 

Com isso, no CRM eles recebem um cartão de lead. Já nesse momento, eles são encaminhados para um funil de vendas. Assim, a empresa tem o necessário para iniciar a prospecção.

Como visto neste artigo, o inbound marketing oferece diversas possibilidades. Quem gerencia um negócio deve aplicar esse tipo de estratégia hoje mesmo. Sem ela, infelizmente se torna muito mais difícil se destacar da concorrência.

Por amoCRM

O amoCRM é um centro de comunicação para todas as suas valiosas conversas comerciais. Cada cliente em potencial obtém seu próprio perfil completo, onde você pode se comunicar com eles usando seus canais favoritos: telefone, SMS, email ou métodos de mensagem como o WhatsApp.

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