O que é gestão de dados? Encontre oportunidades para seu negócio

O que é gestão de dados? Encontre oportunidades para seu negócio
O que é gestão de dados? Encontre oportunidades para seu negócio

A gestão de dados empresariais ocupa uma posição cada vez mais importante dentro das organizações brasileiras.

Com o grande volume de dados disponíveis através das ferramentas digitais, as empresas que conseguem gerenciar adequadamente todas essas informações criam ótimas oportunidades de negócio – obtendo um diferencial em relação aos concorrentes.

Mesmo reconhecendo a relevância da prática, muitos empresários ainda enfrentam dificuldades em aplicar uma gestão de dados empresariais.

Uma pesquisa realizada pela InterSystems ajuda a entender quais são os principais desafios na implementação e infraestrutura de banco de dados atuais:

  • Mais de 75% dos executivos que responderam à pesquisa concordam que dados inoportunos já restringiram oportunidades de negócios;
  • Gerenciar o crescimento e o tamanho do banco de dados, além de atender aos requisitos de desempenho são os principais desafios na hora da implantação;
  • A pesquisa também identificou que a dificuldade no gerenciamento de dados está desacelerando o ritmo dos negócios. 54% dos empresários afirmou que as complicações limitam a eficiência operacional, enquanto 27% deles afirmam que sofreram efeitos negativos na produtividade.

Então, como gerar insights e filtrar qualidade de dados em oportunidades de negócio? Vamos ver no decorrer do artigo como gerir essas informações da melhor maneira. Vem com a gente!

O que é a gestão de dados?

A gestão de dados pode ser definida como:

“O processo administrativo em que os dados necessários são adquiridos, validados, armazenados, protegidos e processados, e pelo qual sua acessibilidade, confiabilidade e pontualidade são asseguradas para satisfazer as necessidades dos usuários.”

Portanto, mais importante do que a coleta em si, os processos de filtragem e validação que garantem a qualidade dos dados são ainda mais fundamentais. Não só porque os registros podem vir com erros ou duplicações, mas também porque é necessário filtrar informações relevantes e alinhadas ao planejamento estratégico do negócio. 

Coleta, validação, armazenamento, proteção e processamento adequados dos dados é o que vai fornecer as informações necessárias para processos de tomada de decisão oportunos que beneficiem a sua empresa.

  • Veja o vídeo da Oncase sobre como usar dados para o processo de tomada de decisão:

Portanto, um bom gerenciamento de dados é importante para garantir que as melhores informações serão colhidas para oferecer soluções inteligentes aos profissionais em situação de tomada de decisão.

Como a gestão de dados empresariais muda a vida dos CEOs?

Apesar de ser possível notar o impacto da gestão de dados empresariais em toda a estrutura organizacional, são os CEOs que notam com mais clareza a importância de ter acesso a informações valiosas.

No processo, todas ações e decisões ganham em assertividade e eficácia. Por exemplo, analisar dados de clientes é fundamental para garantir uma boa experiência de compra e implementar customer success para monitorar o grau de satisfação de sua audiência.

Adicionalmente, o sistema de gerenciamento de dados traz outros diversos reflexos positivos na vida dos CEOs – com destaque para os impactos em 5 áreas principais:

  • Desenvolvimento de produtos;
  • Desenvolvimento de mercado;
  • Eficiência operacional;
  • Experiência do cliente e fidelidade;
  • Previsões de demanda do mercado.

Quais os principais desafios dos empresários quando falamos em gestão de dados?

Vimos no início deste artigo os resultados de uma pesquisa da InterSystems que ressaltou alguns dos desafios vividos pelos empresários em relação à gestão de dados empresariais, certo?

Além disso, podemos destacar outras dificuldades no momento da implementação desses novos processos no ambiente organizacional:

  • Dificuldade para definir objetivos claros;
  • Fluxo de processos que não dá a atenção devida a todas as atividades necessárias no processamento dos dados;
  • Falta de compreensão sobre os requisitos do negócio;
  • Ausência de uma visão sobre a relevância da integração dos dados para todas as áreas da organização – ficando limitado ao uso dessa estratégia dentro do setor de TI;
  • Acúmulo de um grande volume de informações que podem não ser úteis e dificuldade no processá-las;
  • Falta das ferramentas digitais necessárias para trabalhar adequadamente;
  • Excesso de burocracia no gerenciamento dos dados, tornando essas atividades lentas e poucos práticas;
  • Dificuldade de implementar uma cultura data driven;
  • Ausência de um plano de manutenção para fazer atualizações e realizar reparos pontuais nos processos que envolvem os dados.

Transformando os dados em oportunidades de negócio

Considerando todas essas dificuldades que podem derivar da gestão de dados empresariais, como é possível transformar a prática em oportunidades de negócio?

Separamos algumas dicas:

1. Defina objetivos claros

Comece com a definição de objetivos claros para o uso do banco de informações dentro da sua empresa. É preciso integrar a inteligência de dados com as estratégias traçadas – alinhando as expectativas.

2. Mobilize toda a empresa

A gestão de dados empresariais não pode ficar limitada somente ao setor de TI. Toda a organização precisa participar para a consolidação de uma verdadeira empresa data driven

Afinal, a organização só tem a ganhar com o compartilhamento de informações entre os setores. O resultado disso são ações mais coordenadas e alinhadas com os objetivos estratégicos.

3. Entenda quais são os dados realmente relevantes

Um dos grandes problemas na transformação de dados em oportunidades de negócio é a coleta de um volume  maior do que a capacidade de processamento.

Nessas situações, a empresa perde agilidade e a tomada de decisão se torna menos precisa. É preciso trabalhar somente com informações que realmente podem agregar valor.

4. Estruture um fluxo de processos eficiente

Conforme vimos anteriormente, a gestão de dados empresariais deve passar por diversas etapas. Para que isso aconteça, é fundamental que exista um fluxo de processos eficiente.

Assim, é de fundamental importância o investimento em tecnologias sofisticadas, como o big data e o machine learning.

5. Encontre uma plataforma digital de qualidade

Para que você consiga trabalhar adequadamente com os dados é essencial que você encontre uma plataforma digital para ajudá-lo. 

Para assinalar a urgência e importância do investimento, 79% dos executivos acreditam que as empresas que não implementarem Big Data irão à falência, segundo pesquisa da Baseline

Afinal, para ter agilidade e confiabilidade na tomada de decisão em tempos de transformação digital, é preciso contar com a ferramenta certa.

As oportunidades do seu negócio passam pela gestão dos dados

No contexto de mercado em que vivemos atualmente, a gestão de dados empresariais se mostra uma grande necessidade para as organizações que desejam se manter competitivas no mercado. 

Se você busca encontrar as melhores oportunidades de negócio, é preciso que consiga transformar todos os dados empresariais em informações úteis.

O Scora Journey pode te ajudar nesse processo. Ele é uma ferramenta capaz de filtrar os dados mais relevantes para os objetivos estratégicos e, assim,  gerar insights preditivos para melhorar a assertividade e eficácia das ações dos tomadores de decisão.. 

Com ele, você economiza centenas de horas de trabalho com o recolhimento de informações importantes para a sua atuação no mercado.Gostou do conteúdo? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre gestão de dados. Para mais artigos que nem esse, fica ligado no conteúdo do nosso blog! Até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *