Dicas de como reduzir custos na empresa usando dados

Em um contexto de crise econômica em todo o mundo, é natural que gestores procurem maneiras eficientes de como reduzir custos na empresa.

Porém, mais do que uma estratégia de defesa em momentos adversos, aprender como reduzir custos na empresa é uma prática que deve ser aplicada com constância, principalmente se essa redução for sustentada por tecnologias de inovação em análise de dados.

Hoje em dia é fundamental para qualquer organização que deseje se manter competitiva no mercado digital ser data driven para corrigir imperfeições e aprimorar resultados. 

Afinal, com a quantidade exorbitante de dados disponíveis em virtude da mudança dos mercados para o digital, o data analytics tornou-se um método de atuação usado por vários concorrentes para aprimorar o planejamento estratégico da empresa e alinhar as ações de comunicação e de vendas para atingirem os maiores índices de eficácia.

É nesse cenário que os dados atuam na otimização dos resultados e mostram como reduzir custos na empresa. 

Mostraremos a seguir como essas informações podem ajudar uma empresa a economizar tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que turbinam seus indicadores de performance e suas métricas de customer success.

Como a análise de dados pode ajudar na redução de custos na empresa?

Hoje em dia existe uma grande quantidade de dados à disposição das organizações para que elas possam usá-los da melhor forma possível, de acordo com seus objetivos. Essas informações tanto podem ter origem interna, quanto externa.

Os dados internos, por exemplo, são os registros feitos pela própria empresa de modo a monitorar sua performance e resultados. Podem ser provenientes tanto de pesquisas de satisfação junto aos clientes quanto de números de produção. Essas informações internas podem impactar de forma positiva nos custos de marketing que uma companhia pode ter.

Já os dados externos são os adquiridos por fontes de fora da organização, como, por exemplo, via analytics de redes sociais ou de pesquisas no Google. Eles podem trazer informações importantes sobre possíveis parceiros do seu negócio e ajudar no monitoramento da concorrência.

Hoje existem ferramentas sofisticadas de big data e machine learning utilizadas para armazenar dados relevantes (sejam internos ou externos), transformá-los e gerar respostas esperadas a partir da percepção de modelos e padrões no cruzamento das informações.

Esses mecanismos são utilizados em tecnologias de inteligência artificial para vendas, por exemplo. O uso de soluções inteligentes é cada vez mais um diferencial no mercado e possuem impacto contundente na redução de custos e de tempo envolvidos nos processos, além do aumento de lucros e de retenção de clientes

Como reduzir custos com a retenção de clientes?

A eficácia da análise inteligente de dados em melhorar a experiência de compra e em fidelizar clientes já assinala por si só o impacto da prática na redução de custos operacionais. Afinal, estudos acadêmicos afirmam que é 7 vezes mais caro prospectar novos clientes do que manter os antigos.

Mas como a inteligência de dados atua na melhora da experiência de compra? O armazenamento e a análise permitem a geração de insights respaldados por informações concretas, que vão orientar as tomadas de decisão de forma a garantir, por exemplo, a oferta do produto/serviço certo, na hora certa, de acordo com as necessidades dos clientes naquele momento.

Os dados auxiliam na construção de perfis de clientes de acordo com suas especificidades pessoais, o que resulta em um atendimento personalizado e eficiente na resolução de suas demandas. Afinal, o consumidor com os problemas resolvidos estão mais satisfeitos e propensos à fidelização.

Agilidade e eficácia na tomada de decisões para redução de custos

De que outra forma o data science ensina como reduzir os custos na empresa? A ajuda dos dados não para com o aumento dos indicadores de retenção. Afinal, os insights também auxiliam em automatizar e tornar mais eficaz o processo de tomada de decisão

Os gestores e líderes de equipe economizam tempo, pois as plataformas de automação trabalham de forma mais ágil que o cérebro humano; fazem medidas corretivas para aprimorar falhas ou imperfeições operacionais; e tomam decisões de vendas reforçadas por indicadores mensuráveis que aumentam o êxito das ações.

Vejamos agora ferramentas que, se implementadas, podem ajudar a decolar os números de sua empresa.

Cocriação: como uma consultoria pode me ajudar a reduzir custos?

A consultoria Oncase Labs é especializada em soluções de cocriação e desenvolvimento de produtos analíticos, sistemas de predição ou prescrição sob medida. Por meio de uma implementação em 4 fases, prosseguida por atendimento contínuo, a consultoria estabelecerá indicadores que auxiliam os gestores a otimizar processos e a seguir práticas de como reduzir custos na empresa.

O Oncase Labs atua na construção de métricas para acompanhamento dos produtos e práticas implementadas, além de estabelecimento de co-governança da cultura data-driven junto ao cliente e apoio contínuo.

Entre as principais funcionalidades da consultoria no intuito de diminuir custos estão:

  • a previsibilidade de churn (a métrica que define o quanto uma empresa perdeu de receitas ou clientes);
  • monitoramento e análise de concorrentes;
  • previsão de demanda;
  • otimização de estoque;
  • efetividade de rota;
  • manutenção preditiva;
  • projeção financeira;
  • identificação de indícios de fraudes nas finanças;
  • escoreamento para crédito;
  • e identificação de sonegação fiscal.

Ideias para reduzir custos na empresa: como o mapa de jornada do cliente pode me ajudar?

A montagem do mapa de jornada do cliente parte da análise dos primeiros passos dos clientes, desde a identificação de necessidades de serviço, buscas de informações, primeiro contato com a marca, processo de compra, até o engajamento por meio do atendimento pós-compra.

Portanto, após o processamento de dados relevantes, é possível mapear as interações, compras, reclamações, respostas a pesquisas, enfim: todo o histórico do cliente. 

Dessa forma, encaixa-se o cliente a um perfil de compra de acordo com suas especificidades.

Nesse contexto, destaca-se o Scora Journey, plataformas de SaaS capacitada em orientar organizações a como analisar dados de clientes de forma inteligente e a como reduzir custos na empresa.

Tendo como objetivo o prolongamento do engajamento do público e eficácia das tomadas de decisões para reduzir custos, assim estão resumidas as funcionalidades do Scora Journey:

  • dar a possibilidade de comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • oferecer lista de recomendação de clientes na base de dados que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • criação de uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
  • base de dados com histórico detalhado de clientes específicos para fazer comparação de comportamento com outros similares;
  • aferição de dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores para embasar insights de como a oferta de novos produtos deve ser efetuada.

Ficou com vontade de aprender mais sobre como reduzir custos na empresa? Converse com um dos especialistas da Oncase para mais informações sobre a plataforma Scora Journey e descubra soluções inteligentes para a sua marca.Se você gostou do conteúdo, esperamos que continue acompanhando mais novidades sobre tecnologia aplicada ao mercado no nosso blog. Até a próxima!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

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