Como fidelizar clientes com análise de dados?

Como fidelizar clientes com análise de dados
Como fidelizar clientes com análise de dados

Aprender como fidelizar clientes é fundamental como estratégia de mercado, pois esta prática consolida tanto a melhoria dos resultados da empresa, como também cria uma experiência prazerosa e recompensadora para o público consumidor. É um recurso que ocasiona ganhos para ambos os lados.

O avanço inovador da tecnologia e o uso da internet como um cenário central para a exploração de mercado foi importante neste processo. Trazendo novas e frutíferas possibilidades para empreendedores que buscam maneiras de executar práticas eficazes de disseminação da marca, aumento de lucros, como fidelizar clientes e prospectar novos leads, por exemplo.

As interações na internet propiciam um volume incontável de dados que podem auxiliar as empresas com insights preciosos para potencializar suas vendas e a retenção de clientes.

Com ferramentas eficazes para filtrar os dados relevantes e, assim, desenvolver o mapa de jornada do cliente, as marcas ganharam um forte aliado para orientar suas estratégias.

Vamos aprender um pouco mais sobre técnicas de como fidelizar clientes, além de assinalar a importância da prática e quais ferramentas podem te auxiliar no processo. 

Começaremos mostrando as formas de gerar fidelização. Vem com a gente!

Como fidelizar clientes?

Os dados são informações super relevantes que os gestores precisam utilizar a seu favor para manterem suas marcas competitivas no mercado digital. Afinal, como já mencionado, a internet é campo profícuo para o armazenamento de grandes volumes de dados a todo momento.

Desde as primeiras interações do cliente com a marca — por exemplo, a leitura de um blog post interessante ainda nas primeiras etapas do funil de vendas — até as fases já avançadas de manutenção no atendimento pós-venda, a jornada do cliente é perpassada pela contínua proliferação de dados extremamente valiosos.

Por que os dados são importantes? Porque eles trazem insights poderosos que devem respaldar os processos de tomada de decisão e o planejamento estratégico da organização. Os dados nos fornecem detalhes não só de métricas de customer success (sucesso do cliente), mas também da eficácia das medidas e técnicas de abordagem da empresa com o público.

A tecnologia e a inovação têm papel fundamental na análise desses dados. Tecnologias de inteligência artificial para vendas, por exemplo, por meio do cruzamento de dados internos da empresa com dados externos armazenados em big data, são capazes de aprender a dar respostas preditivas por meio do mecanismo do machine learning.

Nesse caso, é por meio da automação de dados e dos insights gerados no processo que o gestor pode tomar decisões de vendas inteligentes. 

Principalmente nas fases do pós-venda, técnicas como o upsell e o cross-sell serão utilizadas de forma mais eficaz e precisa, aumentando as chances de concluir novas vendas e diminuindo as margens de erros.

Por que fidelizar clientes é importante?

As estratégias de fidelização são importantes tanto na frente operacional, com a diminuição de custos, de tempo e com o aumento da receita; quanto em rentabilizar uma carteira de clientes e na difusão positiva da marca, pois clientes satisfeitos e fidelizados são resultados do bom atendimento e da oferta de soluções inteligentes que facilitam a prospecção de novos consumidores. 

Pesquisas há muito já apontam que a retenção de clientes é muito mais barata do que a energia revertida em trazer novos. Estudos acadêmicos afirmam que é 7 vezes mais caro prospectar novos clientes do que manter os antigos.

Quando então se somam os esforços de fidelização às técnicas preditivas providas por ferramentas de automação de dados, há um salto nas economias de tempo e gastos financeiros dedicados a alguns processos já defasados no atual cenário digital. 

Aprender como fidelizar clientes por meio de dados garantirá a melhoria em vários indicadores de comunicação que medem o sucesso do cliente, como por exemplo:

  • LTV (Life time value);
  • onboarding;
  • NPS (net promoter score);
  • FCR (First contact resolution);
  • upsell;
  • e cross-sell.

Todos esses indicadores são fundamentais para medir os padrões de garantia da melhor experiência possível do cliente com a marca e sua consequente fidelização. Inclusive, a relação da agradável experiência do cliente com a fidelização demonstra a importância do uso de dados como gerador de insights.

Uma empresa adepta da cultura data driven é capaz de se antecipar às necessidades do cliente e mapear suas demandas. Isso acarreta em uma abordagem personalizada  no timing perfeito, de acordo com o cliente e suas especificidades. O impacto dessa estratégia no aumento de vendas e na satisfação do cliente é tremendo!

E, por fim, quem também ganha com isso é o marketing boca a boca, não é mesmo? Pois o cliente satisfeito divulga a marca com pessoas próximas e indiretamente aumenta os números de prospecção.

Quais ferramentas usar na fidelização de clientes?

Afinal, como fidelizar clientes com uma ferramenta sofisticada e adaptada às necessidades cotidianas de uma empresa inserida no mundo digital? Escolher a ferramenta certa é essencial.

Nesse contexto, o Scora Journey é uma ferramenta de gestão de dados que visa melhorar a performance da organização a partir de uma análise embasada de dados que geram insights. Entre as ações da plataforma estão:

  • comparar performance de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados de clientes, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • criar  uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos.

Uma ferramenta sofisticada e eficiente no armazenamento e gestão de dados dos clientes tornou-se um ativo fundamental na manutenção da competitividade de qualquer empresa que deseja crescer no mercado digital. 

E as funcionalidades do Scora Journey são extremamente efetivas no alavancamento da fidelização de seus clientes.

Gostou do conteúdo? Esperamos que tenham aprendido todos os detalhes sobre como fidelizar clientes. Se tiver interesse, converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Continue acompanhando o conteúdo do blog para se manter informado sobre análise de dados e dicas de atuação no mercado digital. Até a próxima!

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