Como aumentar as vendas na crise com Inteligência de dados?

Como aumentar vendas na crise: veja as melhores estratégias!
Como aumentar vendas na crise: veja as melhores estratégias!

As questões que mais devem perseguir os empresários nesses tempos de pandemia do novo coronavírus são como aumentar as vendas em tempos de crise e como se manter competitivo nesse cenário.

Períodos de dificuldade econômica impactam negativamente nos níveis de consumo da população e isso mexe com toda a cadeia comercial. Pois se os consumidores estão gastando menos, consequentemente as empresas ficam sujeitas a diminuir as vendas e vulneráveis a possíveis prejuízos.

Mas, afinal, existe alguma fórmula ou método as quais os gestores podem aderir para continuar lucrando mesmo em tempos de instabilidade econômica?

Mostraremos neste conteúdo que, com o uso de análise de dados, é possível aumentar a eficácia e a objetividade de suas ações no mercado e aprender maneiras de como aumentar as vendas em tempos de crise

Quer entender mais sobre o assunto? Vem com a gente até o final!

Como aumentar as vendas em tempos de crise

Algumas estratégias são fundamentais para aprender como vender na crise e aumentar seus lucros

Em um período em que naturalmente os clientes possuem menos capital para gastar, a tendência é que eles reflitam e pesquisem bastante antes de efetuar a compra de qualquer produto ou serviço.

É neste contexto que as áreas de Marketing e Vendas de uma organização devem trabalhar para entregar a melhor experiência de compra possível para o seu público. 

E para executar esse plano da forma mais eficiente e eficaz possível, uma ferramenta de Inteligência de Dados pode ser um aliado fundamental.

Veja abaixo algumas dicas de como aumentar as vendas em tempos de crise:

Faça um atendimento personalizado

Entregar um atendimento personalizado que vá de encontro às demandas específicas e às necessidades dos clientes é muito importante para aumentar suas vendas na crise

Afinal, pense bem: em um contexto socioeconômico de instabilidade, o consumidor tem menos dinheiro para gastar e precisa pesquisar calmamente qual produto ou serviço entrega a melhor solução para o problema que ele deseja resolver, certo?

Nessa situação, a empresa que agir proativamente para fazer um atendimento personalizado  e que responda às demandas desse cliente no momento com certeza está saindo na frente da concorrência. 

Antecipar-se à procura do consumidor, fazendo uma oferta concisa e de acordo com suas expectativas, torna a experiência de compra bem mais prazerosa e fluida, não é verdade? 

Para isso, o histórico de dados das interações do público com a marca, desde os primeiros contatos até as fases mais avançadas do atendimento pós-venda, são diferenciais para que a empresa entenda padrões de comportamento e perfis de consumo de cada um dos seus clientes.

O registro dessas interações é denominado mapa de jornada do cliente e ele entrega insights relevantes para que as empresas otimizem o processo de tomada de decisão e aprimorem a estratégia de vendas na crise com um atendimento verdadeiramente específico e personalizado. 

  • Veja o vídeo do canal da Oncase no YouTube sobre mapa de jornada do cliente:

Para exemplificar, esse método permite que a equipe de vendas faça as ofertas certas na hora certa para o cliente certo. Ao ter o registro do histórico de interações ou compras do consumidor com a marca, é possível aprender possíveis necessidades específicas de consumo e assim fazer ofertas com maior probabilidade de serem efetivadas.

Fidelize os clientes

Com esses exemplos pretendemos mostrar que quando empresas usam uma ferramenta de análise de dados como aliada, ela amplia consideravelmente os meios de aumento de receita. E outro caminho imprescindível neste processo é aprender como fidelizar clientes.

Afinal, em tempos de crise econômica, faz-se necessário desenvolver estratégias que, além de impulsionar as vendas, também ajudam a reduzir custos na empresa.

Mas o que a fidelização tem a ver com a diminuição de custos? Tudo! Nem todos sabem, mas estudos acadêmicos afirmam que é 7 vezes mais caro prospectar novos consumidores do que manter os antigos.

Assim, uma análise de dados sofisticada pode ajudar em algumas frentes no processo de retenção de clientes:

  • auxiliando na prática do atendimento personalizado;
  • permitindo que a empresa se antecipe às necessidades do público;
  • apresentando métricas de customer success para avaliar o nível de satisfação do cliente;
  • entre outras formas.

Dessa forma, investir na fidelização é uma prática que beneficia de forma mútua a empresa e o público e garante um relacionamento duradouro

O primeiro vê uma forma de como aumentar as vendas em tempos de crise ou de normalidade econômica. Já o público vive processos de compra compra fluidos e agradáveis com uma marca que resolve suas demandas de forma proativa e antecipada.

Adquira uma plataforma de Inteligência de Dados

Investir em uma plataforma SaaS de automação de dados com inteligência artificial para vendas virou uma necessidade de mercado em tempos de transformação digital.

Especialmente em período de crise, a volatilidade do mercado cresce cada vez mais e uma empresa precisa estar respaldada em dados confiáveis e mensuráveis para planejar e executar suas ações estratégicas de marketing e de vendas.

Assim, o Scora Journey é uma ferramenta que surgiu para solucionar esse problema. Afinal, a plataforma, apesar da sofisticação na geração de insights relevantes, possui design customizado e simples para usuários não técnicos, dentre outras qualidades.

Com ela, é possível fazer análise de dados em tempo real e a plataforma pode ser acessada tanto de computadores quanto de smartphones, facilitando a checagem de informações em qualquer situação.

Dentre as principais características do Scora Journey estão:

  • comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • criar uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos

Se você precisa de um aliado que te mostre como aumentar as vendas em tempos de crise, o Scora Journey com certeza é a ferramenta ideal para os seus objetivos.

Quer se aprofundar mais no assunto e assim melhorar os indicadores de venda? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Aprender como aumentar as vendas em tempos de crise não precisa necessariamente ser um bicho de sete cabeças. Basta ter a ferramenta e as informações certas de seu mercado e do seu público!Se quiser ler mais conteúdos sobre vendas e análise de dados no mundo digital, fique de olho no nosso blog! Boas vendas!

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