Pentaho Enterprise vs Pentaho Community: Qual das plataformas de business intelligence escolher?

Se você está interessado em saber mais sobre plataformas de business intelligence, provavelmente já ouviu falar sobre a Pentaho. Entretanto, entre as versões Enterprise e Community, qual escolher para implementar no seu negócio?

Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre a ferramenta Pentaho e assinalar as principais características de cada uma das suas duas versões. Vem com a gente!

Plataformas de business intelligence: conheça a Pentaho

A Pentaho é uma suíte completa de ferramentas de BI que atende projetos de dados de ponta a ponta — desde a integração até a análise dos registros. Tudo isso sem interromper nenhuma arquitetura existente.

Com a ferramenta Pentaho, você pode trabalhar com quaisquer tipos de dados. Sejam eles:

  • estruturados:  aqueles que possuem estruturas bem definidas, rígidas e idealizadas antes da existência do registro;
  • semiestruturados: possui algumas características consistentes e definidas e não se confina a uma estrutura rígida;
  • ou não estruturados:  não possuem uma estrutura predefinida e não podem ser organizados em tabelas.

Além disso, a plataforma permite uma escalabilidade imediata para soluções em big data, o que resulta numa redução de esforço e de custos para sua empresa.

Entretanto, é muito comum gestores terem dúvidas sobre qual edição do Pentaho atende melhor às suas necessidades, mas vamos solucionar esse problema! Apresentaremos todas as informações necessárias sobre as plataformas Pentaho Community Edition e o Pentaho Enterprise Edition.

Introdução ao Pentaho

Para te ajudar nessa decisão, comecemos com um breve resumo dessas duas plataformas de business intelligence.

Visão geral da Pentaho Community

O software Pentaho Community CE é de código aberto (ou open source) e dinâmico, além de ter seus mecanismos centrais na plataforma, incluindo Kettle (ETL) e Mondrian (OLAP). Você pode fazer o download do código-fonte e criar sua própria compilação, ou pode usar as principais versões de compilação da CE, que são geralmente lançadas duas vezes ao ano. 

A versão Community oferece os seguintes recursos: 

  • segurança para usuários e funções; 
  • controle de versões; 
  • suporte ao Spark e ao AEL; 
  • o plugin R API e suporte ao Hadoop. 

Com a Community, também é possível usar as CTools do Pentaho, que são flexíveis e extensíveis, além de permitirem criar representações de dados visualmente úteis e relevantes.

Visão geral da Pentaho Enterprise

O software Pentaho Enterprise EE é muito mais abrangente que a versão Community. Nele você não só contará com o suporte da Hitachi Vantara (fabricante oficial do Pentaho), como também receberá anualmente todas as atualizações de versões e patches. O Suporte ao Pentaho inclui desde correções de bug e aprimoramentos, como também solicitações de melhorias na segurança feitas pelo cliente. 

A Enterprise Edition contém todas as vantagens da Community, mas também atende necessidades de reinicialização de tarefas, agendamento, balanceamento de carga, AES e Kerberos, JMS, Splunk, Weka, Mondrian, entre outros.

Qual dessas plataformas de business intelligence implementar na sua empresa?

Determinar qual ferramenta Pentaho é a ideal depende de como a inteligência de dados de cada uma das versões supre as demandas do seu negócio.

Selecionamos abaixo algumas funcionalidades e como cada uma das ferramentas operam nesses requisitos. Usaremos a sigla CE para designar o Pentaho Community Edition e EE para o Pentaho Enterprise Edition. Vem com a gente!

  • Relatórios interativos: na CE, há alguns recursos de geração de relatórios. Contudo, a EE está um passo à frente por oferecer a capacidade de criar relatórios rapidamente, incluindo visualizações e observações. Os relatórios interativos, os de auditoria (pelo Operations Mart) e a ferramenta de migração da EE fazem muita diferença, caso você precise com frequência criar ou alterar relatórios de última hora;
  • Analyzer: o Pentaho Analyzer é outro recurso que a CE não tem. O Analyzer permite detalhar e analisar dados, visualizá-los e filtrá-los por meio de mapeamento e grades de calor, além de outros métodos. Com o Analyzer, você tem mais recursos de detecção de dados e análise disponíveis;
  • Dashboard Designer: este recurso da EE permite usar os relatórios para criar uma visão geral de todos os dados relevantes que esteja buscando. Com o Dashboard Designer, é possível criar um painel simples de navegar e alterar e fácil de ler e interpretar;
  • Mobile Edition: disponível somente para a EE. Se sua organização conta com uma força de trabalho móvel, trabalha remotamente ou, por algum motivo, não trabalha dentro da empresa, uma maneira móvel de interpretar e manipular os dados pode ser muito útil. Com a Mobile Edition, é possível usar todos os recursos da plataforma, em vez de apenas fazer download e ler relatórios estáticos;
  • big data: a EE vai além da CE também no que se refere ao big data, com ferramentas como Visual MapReduce, Instaview, entre outras, que permitem gerenciar e interpretar dados a partir de uma análise global, da maneira como as empresas em crescimento necessitam.

O que é Business Intelligence / Analytics ?

E, então, a que conclusão chegamos? Qual dessas plataformas de business intelligence escolher?

Na prática, não existe uma versão melhor do que a outra e sim a que se enquadra melhor de acordo com as necessidades da sua empresa. 

Portanto, avalie o segmento de atuação e a estrutura organizacional do seu negócio e, assim, você descobrirá a melhor ferramenta Pentaho para utilizar em tempos de transformação digital.

E aí, gostou do conteúdo? Se quiser mais informações sobre plataformas de business intelligence, inteligência de mercado e conhecimento sobre a era dos dados, continue acompanhando o conteúdo do nosso blog! Até a próxima!

Se tiver interesse, converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Henrique Tavares
Henrique Tavares

No Comments

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *