Entenda o que é data lake e a importância desse conceito para as empresas

Você sabe o que é data lake? Esse conceito ganhou relevância em tempos de transformação digital com o objetivo de armazenar grandes conjuntos de dados brutos para análise e modelagem.

Atualmente são gerados diariamente cerca de 2.5 quintilhões de dados, segundo a Techjury. Nesse contexto, os conteúdos digitais tornaram-se verdadeiras minas de ouro para as organizações. 

Essa capacidade de armazenar registros não refinados de diversas fontes diferentes virou um trunfo para que companhias consigam coletar e cruzar dados diferentes para obter insights estratégicos para orientar o processo de tomada de decisão corporativa.

Quer entender melhor o que é data lake na prática, além da importância desse conceito para a atual era dos dados? Continue lendo até o fim!

O que é data lake? Entenda o conceito

O termo data lake foi criado por James Dixon, CTO (chief technology officer) da Pentaho, em 2010, para designar um grande conjunto de dados brutos de diversas fontes que não passaram ainda por nenhum tipo de processamento ou análise. 

Introdução ao Pentaho

O termo é a tradução de “lago de dados”. Assim, para entender o que é data lake, basta se valer da metáfora de um lago onde chegam águas de diversas origens e que podem fluir para outras formas diferentes. 

Dessa forma, o data lake funciona como uma planilha de excel repleta de informações brutas de várias fontes diferentes, tanto registros produzidos pela própria empresa quanto os identificados externamente. Por exemplo, imagine células com várias informações brutas a princípio não compatíveis:

  • contas alcançadas no instagram;
  • documentos de texto ou log;
  • imagens;
  • informações de aplicativos e dispositivos móveis;
  • relatórios, etc.

Portanto, para ficar em exemplos de data lake na prática, o conceito representa justamente o agrupamento de dados variados (estruturados, não-estruturados, semi-estruturados) que não receberam nenhum tipo de tratamento ou análise em um único repositório.

Qual a diferença entre data lake x data warehouse?

Data lake x data warehouse são dois conceitos com algumas semelhanças, mas cujas diferenças precisam ser devidamente apontadas.

Primeiramente, data warehouse é a tradução de “armazém de dados”. Ao contrário do seu “primo”, ele funciona como um repositório de registros já previamente filtrados, otimizados e prontos para serem utilizados de acordo com sua aplicação e objetivos.

A partir de um esquema combinatório aplicado a essas informações, eles já se tornam estruturados e prontos para serem utilizados.

A imagem abaixo mostra como, por meio de um processo de ETL, é feito o tratamento de dados:Fonte: Shutterstock

Por outro lado, o data lake funciona como um repositório de dados brutos e desconexos que ainda precisam receber limpeza e tratamento antes de se tornarem funcionais. 

Também há muita confusão entre as diferenças entre data lake e big data. A verdade é que todo data lake é um big data, só que enquanto o primeiro diz respeito a um repositório de registros brutos com características e objetivos específicos e acessíveis ao cientista de dados, o segundo corresponde à capacidade do software de trabalhar com um grande conjunto de informações.

Para que serve o data lake?

Agora que você entendeu o que é data lake, qual seria sua principal funcionalidade?

Em resumo, ele é importante para que os cientistas de dados possam acessar facilmente informações brutas sempre que necessário. 

Como as informações ainda estão virgens e não foram processadas, o repositório oferece a oportunidade para que desenvolvedores possam testar novos modelos preditivos e experimentar análises que permitam a obtenção de novos insights e informações estratégicas.

Portanto, o data lake funciona como um backup de dados que podem ser manipulados de forma acessível por desenvolvedores, seja a curto ou a longo prazo. Afinal, eles não são removidos ou alterados com o tempo.

Dessa forma, se a empresa deseja testar novas estratégias e modelos de atuação, o data lake está à disposição para que se façam novas experimentações e se trabalhe com dados que não estavam sendo levados em consideração.

Por fim, vale salientar que apesar de lidar com informações brutas de fontes diversas, esses repositórios precisam de um bom sistema de governança e manutenção periódica para que ele continue funcionando de maneira adequada. Sem os cuidados necessários, o repositório se transforma em um data swamp (pântano de dados).

Quais as vantagens do data lake?

Entender o que é data lake e seus atributos é fundamental em tempos de tanta volatilidade e incertezas provenientes do mercado digital. Afinal, estamos vivendo no mundo VUCA e as informações nunca foram transmitidas com tanta velocidade e a tendências de mercado nunca mudaram de forma tão brusca como hoje.

Para acompanhar as flutuações de cenário tão dinâmico, investir em data lake na prática é essencial, pois permite que as organizações tenham sempre um conjunto de dados brutos à sua disposição para que eles possam ser manipulados quando necessário.

Agilidade e eficácia são dois pilares da inteligência competitiva atualmente. Nesse contexto, quando surgem mudanças inesperadas no mercado que demandam uma readaptação da atuação estratégica da organização, as empresas precisam agir rápido. 

Com o data lake, portanto, fica acessível filtrar e trabalhar com novos dados e variáveis para que as organizações tragam respostas rápidas e assertivas para os desafios que surjam.

O resultado disso são empresas mais preparadas, competitivas, com potencial de aumentar as vendas e capaz de melhorar suas métricas de customer success

Entendi o que é data lake. Como implementá-lo na minha empresa?

Para implementar uma cultura data driven na sua empresa, é preciso escolher a ferramenta certa. Atualmente, existem boas soluções de mercado que podem tornar sua organização movida por indicadores, números e insights valiosos.

Se tiver interesse, converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Gostou do nosso conteúdo sobre o que é data lake? Para mais, acompanhe nosso blog para se manter informado sobre novidades do mercado digital e inteligência de dados. Até a próxima!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

No Comments

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *