5 dicas valiosas de como aumentar a taxa de conversão de vendas!

Como aumentar a taxa de conversão de vendas
Como aumentar a taxa de conversão de vendas

Você sabe como aumentar a taxa de conversão de vendas do seu negócio? No mercado digital, são várias as possibilidades que um gestor pode investir para ver indicadores e métricas comerciais relevantes dispararem.

Entretanto, o principal segredo por trás de cada uma delas está no constante monitoramento de práticas e resultados, além da testagem de modelos seguida de avaliações.

Afinal, vivemos na era dos dados. Dessa forma, nunca o mundo corporativo teve à disposição tantos registros e informações para embasar o processo de tomada de decisão e o desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas. 

Assim, insights relevantes sobre seu público e segmento de mercado podem ser gerados caso você invista na ferramenta certa e o aumento dos lucros torna-se uma consequência.

Nesse contexto, vamos mostrar 5 dicas valiosas de como aumentar a taxa de conversão de vendas na nova dinâmica de mercado digital que dita as regras do jogo. Vem com a gente!

Como aumentar a taxa de conversão de vendas? Conheça 5 dicas

Aprender como aumentar a taxa de conversão de vendas demanda uma sinergia entre as estratégias de marketing e vendas para que elas atuem de forma coordenada para entregar a melhor experiência de compra para o cliente.

Não há mais espaço para decisões tomadas às cegas sem o devido embasamento de análises empíricas de indicadores e métricas importantes. 

Assim, a empresa que não investir em novas tecnologias de automação para coletar e filtrar os dados certos correm o sério risco de se tornarem defasadas e pouco competitivas em tempos de transformação digital.

Tendo esses conceitos como prerrogativas, abaixo listamos 5 dicas para elaborar a melhor estratégia de conversão para vendas. Vamos a elas!

Invista em um marketing de conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo é o principal caminho para atrair tráfego orgânico para as criações de sua marca. 

Quanto mais você desenvolver blog posts, ebooks e outros tipos de materiais atrativos e relevantes sobre o seu segmento de mercado, maior será sua autoridade junto ao público-alvo, assim como os meios de intensificar a interação com seus clientes e assim conhecê-los melhor.

Nesse contexto, os conteúdos devem ser desenvolvidos segundo os pré-requisitos mais atualizados de SEO (Search Engine Optimization) para que estejam sempre bem ranqueados nas primeiras páginas dos principais buscadores da internet, como o Google.

Além do mais, disponibilizar conteúdos mais completos a partir do preenchimento de formulários ou assinatura de newsletter consolida assim uma boa estratégia de geração de leads qualificados que aumentam a eficácia das abordagens de vendas. 

Trabalhe com um funil de vendas inteligente

Um funil de vendas inteligente é aquele cujas ações que  fazem o prospect caminhar pelas etapas da jornada de compra até fechar negócio são pautadas em inteligência de dados.

Assim, monitorando em tempo real as principais tendências de mercado — além de padrões de consumo do público-alvo —  para que a passagem pelas fases do funil sejam as mais agradáveis e fluidas possíveis. 

Portanto, o funil de vendas inteligente permite uma integração ainda maior entre a área de Marketing, que atuam no topo do pipeline, e a área de Vendas, que fazem as abordagens mais assertivas.

Construa o mapa de jornada do cliente

Se você quer aprender como aumentar a taxa de conversão de vendas, o mapa de jornada do cliente pode surgir como um grande trunfo a seu favor. Mas, afinal, o que é essa jornada?

5 Motivos para elaborar a JORNADA do seu CLIENTE

Ela consiste na sistematização do histórico de interações do consumidor com a marca, desde os primeiros contatos até fases avançadas do pós-venda.

Dessa forma, o mapa não termina simplesmente após o fechamento da primeira compra. Ele continua posteriormente como uma estratégia para fidelizar clientes.

Os dados coletados, processados e interpretados durante a jornada entre o público e a marca fornecem insights extremamente relevantes para a implementação de uma estratégia de conversão de vendas mais direcionada, assertiva e eficaz.

Desenvolva e monitore métricas de customer success

Métricas de customer success são indicadores que mensuram o nível de sucesso e satisfação do cliente com a marca. Dentre os principais os exemplos deles, podemos destacar:

Esses números são fundamentais para diagnosticar se os clientes estão realmente satisfeitos com a qualidade dos serviços ofertados — sejam as campanhas de marketing ou o produto ofertado em venda.

Assim, avaliando os indicadores de forma contínua, a empresa consegue aprimorar ações que não obtiveram sucesso ou replicar estratégias vitoriosas com novos prospects e para retenção.

Valorize a retenção de clientes

Você sabia que a retenção de clientes é 7 vezes mais barata do que a prospecção por novos? É o que mostra um artigo acadêmico da UFRGS.

Dessa forma, se você quer uma medida eficaz que te responda como aumentar a taxa de conversão de vendas, saiba que investir em um relacionamento a longo prazo com seus clientes antigos ocasionam bem mais fechamento de negócios.

Como fidelizar clientes com análise de dados?

Além do mais, todo gestor busca por práticas que visam a reduzir os custos da empresa. Portanto, lembre-se: ofertas para clientes antigos e satisfeitos naturalmente tendem a ter mais eficácia.

Como aumentar a taxa de conversão de vendas: invista na ferramenta certa!

Investir em uma ferramenta de inteligência artificial para vendas é o diferencial para que sua empresa torne-se mais competitiva e encontre insumos relevantes para chegar na taxa de conversão de vendas ideal.

Nesse contexto, o Scora Journey surge como uma solução completa. Afinal, a ferramenta é capaz de filtrar os dados mais relevantes de seu público para que a empresa receba insights preditivos para melhorar a satisfação do cliente com estratégias e ações personalizadas. 

Com ele, você economiza centenas de horas de trabalho com o recolhimento de informações importantes para a sua atuação no mercado.

Quer se aprofundar mais no assunto e aprender mais sobre como aumentar a taxa de conversão de vendas? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Gostou do texto? Esperamos ter tirado todas suas dúvidas. Para mais conteúdo de qualidade sobre tecnologia no mundo corporativo, acompanhe nosso blog! Até a próxima!

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