Mensuração de resultados no marketing digital: por que e como fazer + lista com 13 KPIs

Um dos grandes diferenciais nas estratégias de divulgação online, sentido desde o início da sua popularização, é a capacidade de mensuração de resultados do marketing digital. 

Por meio de ferramentas e plataformas, a tecnologia permite o acompanhamento de dados e indicadores de marketing digital capazes de monitorar a performance de cada campanha, de cada post nas redes sociais, cada anúncio, cada e-mail marketing e mais.

A revolução que isso trouxe para o marketing foi reduzir o elemento “feeling” nas campanhas e ampliar a assertividade na tomada de decisão que envolvesse as ações de marketing da empresa. 

Com a mensuração de resultados no marketing digital, as empresas passam a entender que tipo de comunicação traz mais resultados, seja em alcance, reputação ou vendas, e ainda conseguem avaliar quais ações não funcionam. 

Desta forma, é possível tirar uma campanha que não traz retorno do ar e investir mais em ações que estão trazendo melhores resultados. 

Também é possível observar quais são os problemas das campanhas, para assim otimizá-las e ampliar seus resultados.

Observe o e-mail marketing. Quando você avalia que uma campanha tem uma boa taxa de abertura de e-mails, mas não tem um bom resultado de cliques no CTA, é fácil identificar que há um problema na oferta (ou no alinhamento da oferta com a etapa da jornada do cliente) e não um problema no assunto do e-mail, por exemplo. 

De maneira geral, a mensuração de resultados no marketing digital permitiu que as empresas:

  • identifiquem mais facilmente os tipos de campanhas que funcionam e que não funcionam para cada público, 
  • otimizem o capital investido, direcionando o investimento para ações com maior retorno sobre investimento, 
  • trabalham com foco na performance
  • realizem testes A/B para avaliar como cada elemento de uma campanha deve ser usado para que ela traga mais resultados, 
  • tivessem mais inteligência competitiva para a tomada de decisões.

Esses são apenas alguns dos benefícios de acompanhar os indicadores de marketing digital

Mas, afinal, quais são os indicadores capazes de contribuir para a mensuração de resultados do marketing digital? A seguir, listamos alguns deles! Confira.

Mensuração de resultados marketing digital

Para começar, vale lembrar que a mensuração de resultados está atrelada ao conceito de marketing de performance, um marketing baseado em desempenho, no qual suas ações são 100% mensuráveis.

Para medir esses resultados sua empresa precisa acompanhar indicadores que, como o próprio nome sugere, indicam o que está acontecendo em relação a algumas atividades

Por exemplo, é possível medir o retorno sobre investimento de uma campanha, por meio do ROI, um dos principais KPIs de marketing da atualidade. 

Também é possível usar um indicador que irá indicar a situação da sua campanha em relação à taxa de cliques que um anúncio alcançou. A partir desse número, você será capaz de avaliar se esse resultado está ou não está dentro do esperado. 

Entre os principais exemplos de indicadores de marketing digital, que permitem a mensuração de resultados do marketing digital estão: 

  1. impressões, indicador baseado no número de vezes que o anúncio ou uma publicação foram vistos, muito usado em campanhas de redes sociais e anúncios pagos, 
  2. engajamento: outro indicador muito presente em campanhas de redes sociais, ele avalia a interação dos usuários com as manifestações da empresa. Para medir podem ser usados volume de comentários e compartilhamentos,
  3. taxa de cliques (CTR), qual o percentual de usuários clicaram em um link, em relação ao volume de usuário impactados.É possível medir o CTR de anúncios, email, links compartilhados nas redes sociais e mais,
  4. taxa de conversão: avalia a porcentagem de usuários que realizaram uma ação desejada. Em um e-mail a taxa de conversão ´o número de leads que clicaram no CTA, já em um e-commerce pode ser a taxa de usuários que fizeram uma compra, 
  5. volume de tráfego, número de pessoas que acessaram seu site. É possível medir separadamente o volume de tráfego pago ou tráfego orgânico, por exemplo. Bem como avaliar qual canal levou mais tráfego, por exemplo, e-mail, dress quais, anúncios, páginas rankeadas no Google e mais,
  6. taxa de rejeição, métrica que indica a porcentagem de usuários que acessou o seu site, blog ou landing page e saiu sem realizar alguma ação, 
  7. taxa de conversão de leads, uma das maneiras de desmembrar a taxa de conversão, quando seu objetivo é converter um visitante em lead, é importante medir a taxa de efetividade desse objetivo, por meio do indicador de taxa de conversão de leads,
  8. custo por lead (CPL), quanto custou cada lead convertido. O resultado é encontrado a partir da divisão entre o valor gasto em sua campanha e o número de leads gerados, 
  9. taxa de abertura, quantos usuários abriram seu e-mail em relação ao volume de leads que o receberam,
  10. taxa de leads qualificados, a partir do volume total de leads, quantos foram leads qualificados, 
  11. custo por aquisição de clientes (CAC), mede quanto capital um negócio está investindo para conquistar cada cliente. O resultado é encontrado a partir da divisão entre o valor gasto em sua campanha e o número de clientes gerados. Ajuda a avaliar a lucratividade da empresa, 
  12. lifetime value (LTV), ajuda a identificar quanto os clientes produzem de receita em seu período de contato com a empresa. Define o valor do ciclo de vida do cliente,
  13. taxa de conversão de vendas, quantas vendas foram realizadas dentro de um período de tempo.

Como você pode observar, por meio dos indicadores que listamos acima, é possível realizar a mensuração de resultados marketing digital em todas as etapas do funil de vendas e da jornada de compra do cliente. 

Com isso, a equipe de marketing identifica onde estão as principais falhas ou gargalos e pode agir “cirurgicamente” para resolver o problema que está causando índices abaixo do esperado. 

Como acompanhar os indicadores de marketing digital?

Existem muitas ferramentas para a realização do acompanhamento de dados e mensuração de resultados marketing digital, entre elas o Google Analytics, capaz de coletar variados dados em relação às ações dentro do site, landing page da empresa. 

De maneira individual, cada canal de marketing coleta e apresenta suas próprias métricas, por exemplo, dentro de cada rede social é possível avaliar os resultados alcançados em vários KPIs. 

Isso sem contar, claro, os softwares de automação de marketing que reúnem as informações de todos os canais de marketing da empresa, permitindo uma visão mais completa e ágil dos resultados estratégicos da empresa. 

Usar a mensuração de resultados marketing digital vai contribuir para que sua empresa faça investimentos mais estratégicos e, como consequência, alcance melhores resultados.Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Automação de Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real.

Henrique Tavares
Henrique Tavares

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