O que o cliente quer? Use análise de dados para vender mais

Inquestionavelmente o sonho de toda organização é saber o que o cliente quer e quais são suas demandas de consumo de forma clara.

Anos atrás, chegar aproximadamente às necessidades dos clientes era um processo manual trabalhoso e demorado, que envolvia pesquisas de campo, atendimento telefônico, preenchimento de formulários físicos, etc.

Enquanto hoje em dia, com o advento do big data e técnicas de inteligência artificial para vendas, o que era bastante complexo tornou-se em uma tarefa mais rica, rápida e eficiente.

Com a migração de plataformas e o surgimento de novos canais de comunicação frutos da transformação digital, a quantidade de informações públicas sobre seus clientes, segmentos de mercado e concorrentes tornou-se enorme e acessível.

Para se ter uma ideia, são cerca de 2,5 quintilhões de dados criados todos os dias e disponíveis em big data para acesso público, segundo pesquisa da BSA.

Dessa forma, quer aprender como usar essas informações para descobrir o que o cliente quer e, assim, fazer vendas de forma mais eficiente? Vem com a gente e leia este artigo até o final!

Afinal, o que o cliente quer?

A transformação digital trouxe mudanças profundas aos ecossistemas de mercado e empreendimento. A competitividade tornou-se cada vez mais acirrada e as empresas precisam cada vez mais investir em gestão de inovação para atuar de maneira mais exclusiva e diferenciada.

Essa mudança de cenário ocasionou uma verdadeira proliferação de novos canais de comunicação, como as redes sociais, e novas plataformas de vendas, como o e-commerce.

Neste contexto de concorrência acirrada, entregar uma experiência de compra agradável e prazerosa para o seu público-alvo virou um diferencial fundamental. Afinal, o avanço tecnológico veio para trazer mais comodidade, atenção e cuidados especiais e personalizados aos clientes.  

Isso é o que mostra o relatório 2020 State of Global Customer Service da Microsoft: 90% dos clientes apontam que um bom serviço de atendimento ao consumidor é muito importante na hora de escolher uma marca.

Portanto, as empresas devem investir em cuidados especiais, como:

  • mostrar-se atencioso;
  • antecipar-se proativamente às demandas do público;
  • oferecer preços justos;
  • prolongar o relacionamento com promoções e estratégias de fidelização;
  • criar conteúdo educativo tanto onboarding como de topo de funil de vendas para orientação;
  • ser rápido e objetivo no atendimento.

Todos esses fatores são essenciais para criar uma experiência prazerosa e fluida com sua audiência, impactando diretamente nas métricas de customer success e, principalmente, no destaque frente à concorrência e na maior retenção de clientes.

Portanto, um atendimento ágil e objetivo é um dos pilares do que o que o cliente quer e almeja na relação com qualquer marca.

Como descobrir as necessidades dos clientes?

Descobrir as necessidades do público é um passo importante na entrega de um atendimento personalizado qualificado na forma que os clientes querem.

Dessa forma, investir em inteligência de dados é a maneira mais completa, rápida e eficiente. Por meio de uma ferramenta inteligente de automação, é possível desenvolver um mecanismo denominado mapa de jornada do cliente.

Mas, afinal, o que é o mapa de jornada do cliente? 

  • Assista ao vídeo da Oncase sobre os cinco motivos para elaborar o mapa de jornada do cliente:

Ele é o histórico de registros e informações relevantes sobre perfil comportamental e de consumo de sua audiência. Com o mapa, é possível visualizar as interações dos clientes desde os primeiros contatos com conteúdos da marca até fases avançadas da relação pós-venda

Esses insumos são importantes para colher insights valiosos que orientam o processo de tomada de decisão de gestores e equipes de Vendas e Marketing.

  • Veja o vídeo da Oncase sobre a importância dos dados para o processo de tomada de decisão:

Dessa forma, as organização descobre as necessidades dos clientes previamente e pode assim realizar um atendimento proativo que se antecipe às possíveis demandas.

Portanto, essa técnica é indispensável para assinalar o que o cliente quer, tornando mais eficiente o processo de vendas, reduzindo os custos da empresa, além de fazer seu público se sentir especial e bem acolhido.

O que o cliente quer? Inteligência de dados para uma melhor experiência de compra

Sim, investir em uma ferramenta de análise inteligente de dados é o principal caminho para que uma empresa descubra o que o cliente quer de forma rápida, precisa e objetiva.

E mais: com geração de insights preditivos que oriente o processo de tomada de decisão e ofereça resultados impactantes no aumento de vendas e fidelização de clientes.

O Scora Journey é uma ferramenta, ao mesmo tempo sofisticada e de fácil manuseio, que pode te ajudar com automação de dados para construir uma relação cada vez mais sólida e duradoura com sua carteira de clientes.

Dentre as principais características do Scora Journey estão:

  • comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • criar uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos

Quer se aprofundar mais no assunto e assim melhorar os indicadores de venda? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Pois é, entender o que o cliente quer é indispensável para se tornar uma empresa competitiva em tempos de transformação digital. Por sorte, temos hoje um grande volume de dados e ferramentas, como o Scora Journey, capazes de interpretar essas informações de forma estratégica.   Se quiser ler mais conteúdos sobre vendas e análise de dados no mundo digital, fique de olho no nosso blog! Boas vendas!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

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