Entenda o que é ciência de dados e conheça 5 formas de como ela pode ajudar sua empresa

Você sabe o que é ciência de dados? Ela se tornou um pilar estratégico para qualquer organização que deseje se manter competitiva frente aos concorrentes e assertiva junto ao seu público-alvo.

Afinal, estamos vivendo na era dos dados e nunca as empresas tiveram tantas informações ao seu dispor para entender melhor as tendências do seu segmento de atuação e as necessidades dos clientes

Nesse contexto, investir em inteligência de mercado torna-se imperativo para que se possa utilizar esses registros da melhor forma possível. Não por acaso, uma pesquisa realizada pela New Vantage aponta que 97.5% das empresas já investem em inteligência comercial.

Portanto, quer aprender o que é ciência de dados e 5 benefícios de sua aplicação nas empresas? Leia até o fim para entender melhor!

O que é ciência de dados?

O data science consiste em um estudo disciplinado que visa a coleta, análise e interpretação de informações a partir de combinações e percepção de padrões por elas gerados.

Para entender o que é ciência de dados, entretanto, é preciso deixar claro que a prática é importante em diversas áreas do conhecimento, não apenas no analytics para orientar processos de tomada de decisão estratégica em organizações.

O data science é aplicado, por exemplo, em:

  • estudos acadêmicos;
  • sistemas estatísticos aplicados;
  • computação e desenvolvimento de videogames;
  • e, por fim, em decisões corporativas.

Afinal, com a transformação digital, as empresas cada vez mais usam inteligência para tomarem decisões corretas e definirem suas diretrizes estratégicas. No mundo corporativo, a ciência de dados consiste na habilidade de analisar e cruzar informações sobre:

  • tendências e flutuações de mercado;
  • estratégias de concorrentes;
  • e perfil de consumo e padrão de comportamento do seus consumidores;

Dessa forma, é possível obter insights mais assertivos e eficazes e usar os recursos disponíveis da melhor forma possível. 

Também vale salientar que essas soluções podem ser de caráter estrutural, com o objetivo de monitorar performance e resultados internos em prol da eficiência, como também para otimizar a inteligência de vendas.

Tradicionalmente, todo esse processo é realizado por um cientista de dados, que é o profissional responsável em transformar registros anteriormente dispersos em conhecimento prático.

Entretanto, se antes a análise de dados era feita por meio de ferramentas mais rudimentares, como controle manual em papel, planilhas de excel ou sistemas informáticos menos desenvolvidos, hoje tecnologias como o big data e o machine learning ganharam relevância pela capacidade de coletar e interpretar dados com agilidade e confiança.  

O que é Machine Learning? Entenda como funciona a tecnologia

Ciência de dados: o que faz? 5 benefícios para sua empresa

Agora que você entendeu o que é ciência de dados, vamos falar um pouco sobre 5 benefícios que sua implementação pode trazer para a organização. Vem com a gente!

  1. Processo de tomada de decisão mais ágil e eficaz

O empreendedorismo da era dos dados não dá mais espaço para decisões tomadas às cegas e sem o devido embasamento analítico. 

Assim, quem errar menos e conseguir canalizar os recursos disponíveis para as ações mais rápidas, eficazes e assertivas, com certeza sairá na frente da concorrência.

Como usar dados para o processo de tomada de decisão?

Portanto, entender o que é ciência de dados e implementá-la de acordo com as especificidades de sua empresa dá aos gestores um panorama completo de todas as variáveis de mercado e qual decisão tomar naquele momento. 

Em tempos de tanta volatilidade e mudanças bruscas de tendência em virtude do cenário digital, tomar as decisões de forma ágil e eficaz é fundamental.

  1. Melhora a performance e a eficiência

Uma análise de dados sólida e bem realizada contribui para cruzar informações externas de seu público-alvo e segmento de atuação com os registros internos, como indicadores de performance e eficiência produtiva.

Dessa forma, é possível orientar as equipes em prol dos melhores resultados possíveis de acordo com as demandas existentes. 

Nesse contexto, KPIs de performance como lifetime value, churn, taxa de conversão de vendas, entre outros, são essenciais para monitorar o rendimento e a eficiência dos processos internos.

  1. Reduz os custos desnecessários

Decisões mais ágeis e monitoramento de performance resultam em processos mais eficientes. 

O resultado dessa equação não poderia ser outro: redução de custos e despesas desnecessárias, assim como uma relação equilibrada entre recursos e tempo investido com o retorno financeiro.

Afinal, para qualquer empresa se manter competitiva e viável, é fundamental ter as contas em dia e fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis.   

  1. Aumenta a satisfação e os índices de retenção de clientes

Como falamos acima de redução de custos, você sabia que fidelizar clientes é 7 vezes mais barato do que buscar prospects para novos negócios? É o que mostra um artigo acadêmico da UFRGS.

Sendo assim, o que faz a ciência de dados em prol da retenção e maior fidelização de clientes?

A resposta é simples: quanto maior for o conhecimento da organização a respeito do seu público-alvo, maior também é a possibilidade de entregar um atendimento personalizado e orientado a resolver as principais dores de seus consumidores. 

Adicionalmente, mesmo após o fechamento da primeira compra, também é possível monitorar de forma contínua seus clientes e fazer abordagens de pós-venda com um alto índice de acerto.

Portanto, a inteligência de dados permite um atendimento mais atencioso e personalizado, o que, consequentemente, resulta em clientes mais satisfeitos e interessados em prolongar sua relação com a marca.

  1. Aumenta as vendas

Agora que você entendeu o que é ciência de dados e como ela pode propiciar os quatro benefícios mencionados acima, fica fácil constatar que a consequência natural e conclusiva de investir na prática é o aumento das vendas.

Afinal, a união de fatores, como:

  • agilidade na tomada de decisões;
  • atendimento personalizado;
  • aprimoramento da eficiência dos processos internos;
  • e um conhecimento aprofundado do seu segmento de atuação…

… Só podem resultar em uma empresa mais competitiva e com as metas de vendas sempre batidas.  

Como implementar data science na sua empresa?

Viu a importância de entender o que é ciência de dados e implementar a prática na sua empresa? Portanto, para concretizar o crescimento do seu negócio, já existem algumas soluções de mercado que podem te ajudar.

O Scora Journey é uma ferramenta que pode te ajudar a elevar o patamar da sua estratégia comercial. 

Ele é uma plataforma de gestão de dados que visa a melhorar a performance da organização a partir de uma análise embasada e sofisticada. Além do mais, a ferramenta possui interface simples e é facilmente manipulada por qualquer usuário não técnico.

Use dados a favor dos seus clientes

Quer se aprofundar mais no assunto e assim melhorar os indicadores de venda? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Entendeu o que a ciência de dados faz para melhorar os lucros do seu negócio? Se quiser ler mais conteúdos sobre marketing, vendas e análise de dados no mundo digital, fique de olho no nosso blog! Boas vendas!

Henrique Tavares
Henrique Tavares

No Comments

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *