Enriquecimento de dados: por que devo ter informações sempre atualizadas?

Enriquecimento de dados: como a prática beneficia as empresas
Enriquecimento de dados: como a prática beneficia as empresas

O enriquecimento de dados é uma prática indispensável para as empresas que investem em automação e inteligência de mercado.

Afinal, vivemos tempos de profunda transformação digital em que uma grande quantidade de informações estratégicas sobre clientes, área de atuação e tendências de segmento estão à disposição das organizações.

Para contextualizar, todos os dias são gerados cerca de 2.5 quintilhões de dados na internet, segundo a Techjury. Portanto, há um imenso volume de informações que é renovado com grande velocidade diariamente, e as companhias precisam encontrar meios de lidar com essa demanda.

Dessa forma, para vencer o desafio, as empresas precisam investir nas tecnologias certas para monitorar essas mudanças em tempo real e ter capacidade de filtrar os dados corretos e atualizados para servir de orientação estratégica.

Portanto, é nesse contexto que o enriquecimento de dados tem um papel fundamental na gestão corporativa. Leia até o fim para entender o que é essa prática e como ela funciona.

O que é enriquecimento de dados?

O enriquecimento na base de dados consiste na renovação do databank (banco de dados) estratégico da organização. Esse processo se dá por meio da correção, atualização, higienização e reorganização de registros defasados ou ausentes.

Essas informações são armazenadas em big data e cuidar delas de maneira adequada é essencial, pois elas trazem insumos fundamentais para a coordenação estratégica e processo de tomada de decisão. Entre os registros relevantes passíveis de serem armazenados, estão:

  • dados e informações preciosas de usuários que preencheram formulários ou assinaram newsletter;
  • informações públicas de seus clientes a partir de órgãos oficiais;
  • tendências relevantes de seu segmento de mercado e empresas concorrentes, entre outros.

Sendo assim, não fazer periodicamente esse processo de enriquecimento de dados é uma falha que pode custar mais caro às empresas. Afinal, vivemos no mundo VUCA, em que a volatilidade e inconstância dão o tom das dinâmicas de mercado.

Nesse contexto, quem não está devidamente preparado pode ficar para trás de seus concorrentes. E estar pronto, no fim das contas, significa ser auxiliado por uma cultura data driven capaz de responder às mudanças contínuas de forma ágil e eficiente.

Enriquecimento de dados cadastrais

O enriquecimento de dados cadastrais e sua constante atualização podem ser concretizados a partir do mapa de jornada do cliente. Essa técnica permite sistematizar todo o registro do histórico de interações do consumidor com a marca desde os primeiros contatos até fases avançadas do processo de pós-venda.

Dessa forma, o enriquecimento da base de clientes é feito de forma automatizada à medida que novas informações e detalhes sobre o perfil de consumo e padrão de comportamento são coletados.

  • Veja o vídeo da Oncase sobre a importância de mapear a jornada do cliente:

JORNADA DO CLIENTE: O que é?

Portanto, essa prática permite tanto uma maior agilidade nas abordagens e ofertas da área Comercial, como também um atendimento personalizado, assertivo e eficaz que responda às demandas do público.

Em outras palavras, tecnologias sofisticadas de automação inteligente de dados permitem o monitoramento constante de informações de sua audiência e de tendências de mercado. Assim, vamos tratar melhor desses benefícios da prática no tópico seguinte.

Quais são os benefícios do enriquecimento da base de dados?

Os benefícios do enriquecimento de dados são notórios em todas as fases do funil de vendas inteligente: começando pela prospecção até às campanhas de marketing que visam a fidelizar clientes.

Dentre os principais benefícios, podemos listar os seguintes exemplos:

  • aumento da eficiência dos processos internos a partir da redução de custos e da execução de ações bem direcionadas;
  • geração de insights que orientem as equipes comerciais a oferecem a melhor experiência de compra possível para o cliente;
  • melhora marcante nos indicadores de retenção em virtude da manutenção de um relacionamento prolongado entre consumidor e marca;
  • aumento substancial das vendas.

Essas informações podem ser corroboradas com dados. Segundo um estudo da Harvard Business Review, companhias que se utilizam de enriquecimento de dados associado à inteligência artificial tiveram um aumento de 50% nas vendas, além de uma redução de custos que giram em torno de 40-60%

Use dados a favor dos seus clientes

Essas estatísticas apontam para um impacto determinante no CAC (custo de aquisição de cliente), indicador que é prioridade para todo e qualquer gesto, pois ele traz razão entre o quanto que uma empresa gasta para conseguir conquistar um consumidor.

E, de fato, o enriquecimento da base de clientes está estreitamente ligada com a maior eficiência das estratégias comerciais de qualquer negócio.

Como fazer o enriquecimento da base de clientes do meu negócio?

Para fazer o enriquecimento da base de clientes é fundamental ter como aliado uma plataforma de automação inteligente.

Nesse contexto, o Scora Journey surge como uma ferramenta, ao mesmo tempo sofisticada e de fácil manuseio, que pode te ajudar com análise de dados para construir uma relação cada vez mais sólida e duradoura com sua carteira de clientes.

Dentre as principais características do Scora Journey estão:

  • comparar performances de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • criar uma lista de leads (clientes em potencial) fora da base de dados da empresa;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos

Quer se aprofundar mais no assunto e assim melhorar os indicadores de venda? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter solucionado todas as suas dúvidas sobre enriquecimento de dados e o impacto da prática nas vendas. Se quiser ler mais conteúdos sobre análise de dados no mundo digital, fique de olho no nosso blog! Até a próxima!

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