Experiência de compra: use dados a favor dos seus clientes

Experiência de compra: use dados a favor dos seus clientes
Experiência de compra: use dados a favor dos seus clientes

A qualidade da experiência de compra é definida pelas impressões positivas ou negativas que o cliente tem de sua marca em todo o processo que assinala a relação com a empresa.

Muitos se enganam ao achar que a experiência de compra é determinada apenas no momento exato da transação. 

Longe disso, ela é associada ao mapa de jornada do cliente, que representa as coordenadas de toda a relação do cliente com a marca, desde as primeiras interações no início do funil de vendas até a manutenção da relação nas fases do pós-venda.

Dessa forma, promover uma boa experiência de compra ao cliente envolve a criação de estratégias complexas de marketing que devem ser baseadas em dados

Em um cenário digital cada vez mais competitivo, as empresas devem ser proativas e utilizar a imensa quantidade de dados e informações que a Internet dispõe a seu favor para se tornarem protagonistas no mercado.

E oferecer uma boa experiência de compra é fundamental na conquista dessa meta. 

Portanto, falaremos nesta postagem mais detalhadamente sobre a definição do conceito, citaremos alguns exemplos de experiências de sucesso e dicas de como usar os dados para aumentar o desejo de compra do consumidor. Sigamos!

Quais são os exemplos de experiência de compra do cliente?

Ao definirmos acima o conceito de experiência de compra do cliente, a melhor forma de nos aprofundarmos nessa definição é com a demonstração de exemplos práticos do que uma empresa pode promover para tornar mais agradável a jornada do consumidor.

Separamos 4 exemplos. Vamos a eles!

Praticidade na compra

Um dos interesses principais da marca é o de promover simplicidade e fluidez ao cliente durante sua experiência de compra, seja antes da primeira transação ou em fases posteriores do pós-venda.

A navegação do cliente na plataforma ou site da empresa deve ser prática e direta ao ponto. Nesse contexto, é fundamental que a companhia conheça o perfil de consumidor e as possíveis ofertas de agrado do cliente por meio da análise de dados. 

A empresa deve trabalhar para oferecer soluções inteligentes e rápidas para a consolidação de uma experiência prática e agradável. 

Demandas resolvidas

A praticidade e fluidez na experiência do cliente deve levar naturalmente ao revolvimento de suas demandas. Esse processo tem início já nas primeiras fases do funil de vendas e do mapa de jornada do cliente.

O primeiro contato do público com a empresa em muitas ocasiões é realizado a partir da percepção de um problema ou demanda particular. 

Naturalmente, o usuário procura a solução dessa demanda no Google e assim pode encontrar em um blog post da marca no caminho para resolver a situação.

A partir daí, dá-se a jornada do cliente pelo funil de vendas até ele ter sua demanda resolvida com um produto ou serviço oferecido pela empresa. 

Por essa narrativa podemos perceber a importância do uso de dados de clientes para mapear jornadas por meio de interações e assim oferecer a solução para suas necessidades.

Necessidade antecipada

Ao apresentarmos os exemplos ilustrativos de boas experiências de compra, podemos perceber a correlação e interdependência que um tem com o outro.

A análise de dados leva à praticidade e fluidez no processo de compra até a resolução da demanda. Já a antecipação das necessidades do cliente é um elemento garantidor da praticidade e da solução de suas demandas.

A antecipação, portanto, reside na capacidade da empresa de prever as demandas do cliente e assim oferecer o produto ou serviço certo na hora certa.

Atendimento personalizado

Já o atendimento personalizado é a cereja do bolo na experiência de compra e a principal ferramenta para rentabilizar uma carteira de clientes a partir do engajamento.

Por meio dele, a marca oferece o produto ou upgrade de compra certos de acordo com o perfil de consumo do cliente construído até ali.

Entender que a empresa consegue solucionar as necessidades de compra do seu público de forma ativa e personalizada é fundamental para construir uma relação prolongada e fidelizada com o cliente.

Como aumentar o desejo de compra do cliente?

Dados: essa é a palavra da moda na nova era dos mercados. Eles tornaram-se ativos fundamentais na construção das estratégias de marketing digital e no processo de tomada de decisão das empresas.

E é nesse contexto que as empresas começaram cada vez mais a armazenar e diagnosticar informações relevantes de seus clientes para que começassem a desenvolver planos de ação específicos e personalizados. 

Com as informações disponíveis, as marcas conseguem se antecipar às necessidades dos clientes, traçar os perfis de consumo e, além disso, saber o momento certo de oferecer o produto/serviço perfeito de acordo com as especificidades do público.

Possuidor dessas informações, como aumentar o desejo de compra do cliente com elas? As marcas hoje podem se antecipar às necessidades dos clientes e seduzi-los com ofertas de upsell ou cross-sell de produtos e serviços que se adequem ao perfil de consumo de cada um deles. 

Como a oferta certa no momento certo, o desejo de compra do cliente tende a aumentar e, consequentemente, sua experiência de compra tende a ser mais agradável. Ele passa a ver com confiança a marca que se antecipa às suas necessidades e oferece interações personalizadas.

Nesse processo, ganham tanto o consumidor, por ter seus problemas e demandas resolvidos por meio de um atendimento preditivo e personalizado, como também a empresa,  que vê a retenção de clientes se consolidar e, consequentemente, o aumento dos lucros e do marketing boca a boca.

Dessa forma, tecnologias de inteligência artificial para vendas representam estratégias exemplares de uso de dados para melhorar a experiência de compra. 

Um exemplo famoso disso é a implementação de sistemas de recomendação para clientes, famoso principalmente em ecommerces de varejo, plataformas de streaming e em redes sociais, que, por meio de análise inteligente de dados, direciona a jornada do cliente no site diretamente para produtos ou serviços que dialoguem com seu perfil de consumo.

Vamos falar mais sobre ferramentas inteligentes e como elas podem otimizar os resultados da sua empresa.

Ferramentas inteligentes de análise de dados são o presente e o futuro do mercado digital

Assinalada a importância de uma ferramenta inteligente de automação de dados para melhorar a experiência de compra do cliente, vamos apresentar uma plataforma que se destaca não só nesse campo, mas em outras áreas determinantes para a competitividade.

O Scora Journey é uma ferramenta de gestão de dados que visa a melhorar a performance da organização a partir de uma análise embasada de dados que geram insights. Entre as ações da plataforma mais direcionadas à otimização da experiência de compra estão:

  • comparar performance de campanhas de vendas atuais com antigas;
  • a partir da base de dados de clientes, oferecer lista de recomendação de clientes que poderiam se beneficiar da mesma oferta de produto ou serviço;
  • fornecer um big data com histórico detalhado de clientes específicos para comparar com o comportamento de outros similares;
  • aferir dados geográficos e performances de engajamento de produtos ou serviços anteriores, embasando assim insights para orientar os próximos passos.

O diferencial do Scora Journey está além da mera apresentação de painéis com amostragem de dados pura e simplesmente, mas sim na sugestão de soluções inteligentes que aumentam a eficácia dos resultados das decisões estratégicas e das interações de vendas.

Gostou do conteúdo? Esperamos que tenham compreendido a importância de uma boa experiência de compra para o cliente

Se tiver interesse, converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Continue acompanhando o conteúdo do blog para se manter informado sobre análise de dados e dicas de atuação no mercado digital. Até a próxima!

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