Como customer intelligence faz empresas venderem mais? Entenda

Automação de dados e inteligência artificial são os termos do momento no mundo corporativo. Nesse contexto, quando uma empresa associa essas duas práticas para entregar atendimento e serviço de qualidade para o seu público-alvo, dizemos que ela investe em customer intelligence.

Nunca as organizações tiveram ao seu alcance tantos registros relativos a seus clientes como hoje em dia. Não por acaso, vemos cada vez mais companhias investindo em tecnologias de inteligência de mercado para se tornarem mais competitivas.

Por exemplo, uma pesquisa realizada pela New Vantage aponta que 97.5% das empresas investem em inteligência de dados. O Espaço amostral dessa consulta inclui executivos de milhares de multinacionais mundo afora.

Dessa forma, percebemos que as empresas estão investindo customer intelligence para ter acesso a insights valiosos de seu público e assim poder entender melhor suas necessidades e melhorar a qualidade dos serviços. 

Continue a leitura para entender melhor como os dados podem ser a bússola que levarão sua empresa no caminho da prosperidade.

O que é customer intelligence?

Customer intelligence nada mais é que o processo de coleta e análise de dados dos clientes para a geração de feedbacks e soluções inteligentes de negócio. 

Diariamente são gerados cerca de 2.5 quintilhões de dados todos os dias na internet, segundo a Techjury. Dentre esse mar de informações, é possível coletar registros, como:

  • histórico de interações do cliente com algum conteúdo ou plataforma de sua empresa;
  • menções ao nome da marca ou ao serviço prestado em redes sociais ou ferramentas de busca;
  • dados e informações preciosas de usuários que preencheram formulários ou assinaram newsletter;
  • informações públicas de seus clientes a partir de órgãos oficiais;
  • tendências relevantes de seu segmento de mercado e empresas concorrentes.

Dados como esses são extremamente relevantes para se conhecer de forma aprofundada seu público-alvo e dinâmica de mercado. Consequentemente, a organização se vê com insumos relevantes para orientar processos de tomada de decisão importantes, sejam estratégicos ou operacionais.

Como usar dados para o processo de tomada de decisão?

Entretanto, vale salientar que esse processo de captação e análise de informações dos clientes só é possível com uma ferramenta de análise inteligente de dados. 

Afinal, é por meio de técnicas de inteligência artificial que se torna possível armazenar, filtrar e interpretar esse grande volume de registros com a agilidade e eficiência necessárias frente às novas dinâmicas de mercado da transformação digital.

Mapa de jornada do cliente e o customer intelligence

Não é possível falar de customer intelligence sem falar do mapa de jornada do cliente

Afinal, essa ferramenta é uma grande aliada na hora de tomar decisões assertivas da área Comercial, em especial das Vendas e do Marketing. 

JORNADA DO CLIENTE: O que é?

O mapa propicia a consulta de um rico histórico de registros de relações do cliente com a marca. 

Esses dados, por sua vez, dizem respeito tanto a contatos ainda iniciais do consumidor com algum conteúdo da marca (o preenchimento de formulário para adquirir um ebook sobre um tema pertinente, por exemplo) quanto de interações em fases avançadas dos pós-venda.

Portanto, é possível embasar as ações de cada campanha de marketing ou abordagem de vendas por meio de um atendimento personalizado e assertivo que dialogue diretamente com cada uma das especificidades de cada consumidor.

Por fim, o mapa de jornada do cliente é perfeitamente coordenado com as etapas do funil de vendas. Pois, à medida que o consumidor avança para fases diferentes, mais informações são coletadas e, consequentemente, mais insumos a organização possui para fazer uma oferta eficaz no fundo do funil.

Quais os benefícios do customer intelligence?

Até aqui, vimos que o customer intelligence está ligado a perceber padrões de comportamento e perfil de consumo do seu público-alvo para fazer campanhas e ofertas que dialoguem com suas necessidades, certo?

Entretanto, quais são os benefícios diretos que esse investimento em customer intelligence pode trazer para uma empresa? Vamos a eles

Redução de custos eficiência nos processos

Ter dados que geram insights estratégicos sobre seu público e segmento de atuação é fundamental para a redução de custos e melhor eficiência nos processos internos.

Afinal, o mapa de jornada do cliente e outros indicadores fundamentais jogam luz sobre qual caminho você deve percorrer e quais as melhores decisões a serem tomadas para fazer mais com menos.

Já não há espaço no empreendedorismo para decisões importantes tomadas às cegas e sem a devida orientação de indicadores mensuráveis.

Portanto, saiba que investir em customer intelligence reduz a possibilidade de erros e aumenta consideravelmente as chances de acertos na hora de fechar uma venda ou de tirar a melhor performance de suas equipes. 

Crescimento dos indicadores de vendas e fidelização

Se vocês está interessado em melhorar consideravelmente os seguintes indicadores de sua empresa:

  • retenção de clientes;
  • geração e qualificação de leads;
  • NPS (net promoter score)
  • ROI (return over investment);
  • entre outros.

Saiba que investir em customer intelligence é fundamental. 

Guia Completo de Enriquecimento e Qualificação de Leads – Scora

Clientes mais felizes com a marca

Por fim, é chover no molhado afirmar que todo cliente quer se sentir especial e receber um atendimento personalizado e que consiga resolver todos os seus problemas, não é mesmo? 

Essa satisfação do público, por sinal, está relacionada com os dois benefícios já listados acima.

Pois um cliente feliz rende: mais vendas, longos períodos de fidelização e menores gastos. Afinal, você sabia que fidelizar clientes é 7 vezes mais barato do que buscar prospects para novos negócios? É o que mostra um artigo acadêmico da UFRGS.

Portanto, os três benefícios do customer intelligence combinam entre si e garantem a satisfação tanto da organização, que vê seus lucros subirem, quanto do cliente, que sabe que tem uma marca na qual pode contar para resolver seus problemas com serviços e atendimento valorosos.

Como implementar customer intelligence no meu negócio?

Para implementar customer intelligence no seu negócio é preciso investir em uma ferramenta de automação inteligente de dados.

Dentre as várias opções no mercado, uma merece destaque: o Scora Journey é uma ferramenta capaz de filtrar os registros mais relevantes de seu público que geram insights estratégicos e preditivos. Assim, é possível melhorar a satisfação do cliente por meio de estratégias e ações personalizadas. 

Com ele, você economiza centenas de horas de trabalho com o recolhimento de informações importantes para a sua atuação no mercado.

Se tiver interesse, converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Gostou do conteúdo? Esperamos que tenham compreendido o que é customer intelligence e a importância do conceito para a uma empresa se destacar em tempos de transformação digital. Até a próxima!

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