O que é inteligência de mercado? Use dado para impulsionar seu negócio

O que é inteligência de mercado? Use dados para vender mais!
O que é inteligência de mercado? Use dados para vender mais!

Você sabe o que é inteligência de mercado? A prática diz respeito à utilização de tecnologias de análise de dados e inteligência artificial para desenvolver estratégias corporativas mais assertivas e eficazes.

Afinal, a quantidade de informações estratégicas disponíveis publicamente cresceu substancialmente após a consolidação da transformação digital. Assim, os gestores podem colher informações complexas em relação ao seu público-alvo e segmento de atuação para tornar seu negócio mais competitivo.

Quem sai ganhando com essa inovação são tanto as empresas, que possuem insumos valiosos para embasar o processo de tomada de decisão, quanto os clientes, que tendem a receber um atendimento cada vez mais personalizado e agradável.

Portanto, os dados vieram para mudar radicalmente as engrenagens do mercado digital. Assim, não há mais espaço para fazer planejamentos às cegas sem informações concretas e claras indicando qual direção seguir.

Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre o que é inteligência de mercado, quais são seus principais benefícios e como implementar a prática no negócio.

Ficou curioso? Leia até o fim para saber tudo!

O que é inteligência de mercado?

Entender o que é inteligência de mercado passa obrigatoriamente pela necessidade de assimilar a influência e o funcionamento de tecnologias de data science nos dias de hoje.

Por exemplo, práticas como big data e machine learning são subconjuntos da inteligência de dados e protagonistas nesse processo. 

Assim, por meio de uma grande capacidade de armazenar vastos volumes de informação com extrema agilidade, o big data consegue coletar inúmeros registros (internos e externos) relativos ao segmento de atuação da empresa, ao aprofundamento da buyer persona do público-alvo e aos processos internos.

Já o machine learning diz respeito à capacidade da ferramenta de dar respostas e insights simples a partir de um conjunto de regras pré-estabelecidas.

O que é Machine Learning? Entenda como funciona a tecnologia

Dessa forma, a percepção de padrões nos dados armazenados e a capacidade da máquina de aprender e atribuir respostas esperadas a diferentes combinações de dados é o que chamamos de aprendizado de máquina. Ela é uma tecnologia de fácil adaptabilidade e de baixa interferência humana na sua implementação.

Portanto, utilizar essas tecnologias de ciência de dados para orientar tomadas de decisão, além das estratégias de marketing e de vendas da empresa, está na base do que é inteligência de mercado.

Pois, com as informações e orientações certas, sua empresa saberá explorar as oportunidades de mercado da melhor forma possível e se tornar mais competitiva.

Quais os principais benefícios da inteligência de mercado?

Assinalado o que é inteligência de mercado na teoria, vamos agora traçar alguns dos seus principais benefícios práticos, como por exemplo:

  • melhorar os resultados das vendas;
  • garantir bons indicadores de retenção de clientes;
  • e oferecer uma boa experiência de compra do cliente no decorrer de todas as fases do funil de vendas e no processo pós-venda.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses benefícios!

Melhorar os resultados das vendas

Segundo matéria do jornal britânico The Economist, dados são o equivalente ao petróleo dessa nova geração. Nesse contexto, a informação tornou-se na base de qualquer estratégia de vendas que queira ter resultados expressivos em um ambiente de inteligência competitiva cada vez mais consolidada.

Quanto mais informação sobre seu mercado a empresa tiver à disposição, melhores serão suas possibilidades de explorar carências do setor e necessidades dos clientes.

Por exemplo, por meio da automação de dados, é possível construir insumos valiosos como o mapa de jornada do cliente

Afinal de contas, o que é esse mapa?

JORNADA DO CLIENTE: O que é?

Ele é a representação visual da relação entre a empresa e o cliente, desde as primeiras interações com conteúdos ou canais de comunicação da marca, até fases avançadas do processo de pós-venda.

A partir da coleta e análise inteligente desse histórico de registros, é possível conhecer melhor seu público-alvo, fazer ofertas e abordagens mais assertivas e com grande possibilidade de acerto.

Assim, entender o que é inteligência de mercado consiste em assimilar melhor o perfil de consumo e padrão de comportamento do seu cliente para vender mais, melhor e de forma recorrente.

Garantir bons indicadores de retenção

Você sabia que é 7 vezes mais caro prospectar novos clientes do que manter os antigos? Os números comprovam que a retenção de clientes é fundamental para manter a saúde financeira e tornar seu público-alvo mais fiel à marca.

Em um processo de pós-venda, especialmente, a empresa já possui uma base de dados dos clientes mais consolidada, o que facilita no momento de desenvolver novas abordagens e interação para tornar o relacionamento mais duradouro e continuar vendendo mais.

Assim, técnicas de upsell e cross-sell são interessantes nesse contexto. Pois, de acordo com o histórico de compras do consumidor, a empresa pode oferecer novos produtos complementares ou upgrades de serviços já adquiridos previamente para fidelizar continuamente.

Oferecer uma boa experiência de compra

Por fim, a automação de dados com geração de insights fornece o roteiro perfeito para que o cliente tenha uma boa experiência de compra, percorrendo de forma agradável, fluida e coerente todas as fases do funil de vendas.

A qualidade desse processo pode ser avaliada a partir de métricas de customer success que medem o nível de satisfação do cliente com a marca.

Nesse contexto, colocar um o cliente no centro das atenções de suas estratégicas de inteligência de mercado é fundamental, pois a prática gera um impacto positivo direto nos outros dois benefícios citados acima: o aumento das vendas e nos indicadores de retenção.

Portanto, os dados surgem com a finalidade de fazer a empresa conhecer melhor seu público e a partir disso entregar uma experiência positiva. Os aumentos dos lucros e a redução de custos são apenas consequências práticas desse processo.

Como implantar inteligência de mercado no meu negócio?

Assinalado o que é inteligência de mercado e seus principais benefícios, como faço para implementá-la na minha empresa?

Hoje em dia, existem tanto plataformas sofisticadas e inteligentes de análise de dados, como o Scora Journey, assim como consultorias especializadas que podem te ajudar a explorar as possibilidades do seu segmento de atuação..

A consultoria Oncase Labs é especializada em soluções de cocriação e desenvolvimento de produtos analíticos, sistemas de predição ou prescrição sob medida. 

Por meio de uma implementação em 4 fases, prosseguida por atendimento contínuo, a consultoria estabelecerá indicadores que auxiliam os gestores a otimizar processos e a seguir práticas baseadas em dados relevantes.

O Oncase Labs atua na construção de métricas para acompanhamento dos produtos e práticas implementadas, além de estabelecimento de co-governança da cultura data-driven junto ao cliente e apoio contínuo.

Entre as principais funcionalidades da consultoria no intuito de diminuir custos estão:

  • a previsibilidade de churn (a métrica que define o quanto uma empresa perdeu de receitas ou clientes);
  • monitoramento e análise de concorrentes;
  • previsão de demanda;
  • otimização de estoque;
  • efetividade de rota;
  • manutenção preditiva;
  • projeção financeira;
  • escoreamento para crédito;

O data science, dessa forma, atua para gerar insights inteligentes e mais assertivos, ajudando todo tipo de empresa, inclusive organizações com grande número de clientes e informações para lidar, como é o caso de empresas do segmento financeiro — cooperativas de crédito, seguradoras, etc.

Portanto, a Oncase Labs entrega inteligência competitiva para salvaguardar seu negócio de todas as variáveis possíveis e te orientar ao crescimento nas vendas!

Quer se aprofundar mais no assunto e assim melhorar os indicadores de venda? Converse com um especialista da Oncase para avaliar uma solução inteligente para o seu negócio.Gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido todos os pontos sobre o que é inteligência de mercado. Se quiser ler mais conteúdos sobre vendas e análise de dados no mundo digital, fique de olho no nosso blog! Boas vendas!

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